Sábado – Pense por si

Como a inteligência artificial está a mudar o que se paga nas compras online

Ana Taborda
Ana Taborda 30 de setembro de 2025 às 23:00

Se tiver um bebé pode pagar mais por termómetros e fraldas. Marcar um voo a partir de um bairro chique ou comprar uma televisão perto da loja também pode sair caro.

Estávamos no fim dos anos 90 quando a Coca-Cola inventou uma máquina de venda automática que permitia medir a temperatura ambiente. Qual era a grande vantagem? O novo dispositivo tornava possível subir os preços nos dias mais quentes (quando o consumo aumenta) e baixá-los em caso de chuva, por exemplo. O anúncio motivou uma torrente de críticas e a ideia - que a marca garantiu ser meramente “hipotética” - nunca avançou. E se lhe dissermos que a Inteligência Artificial (IA) permite muito mais? Na prática, e pelo menos no mundo online, é possível ter um preço só para si.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.