Sábado – Pense por si

Câmaras devem 22 milhões dos estádios do Euro 2004

Vinte anos depois, as câmaras municipais que investiram na construção e na requalificação de estádios para o Euro2004 ainda têm dívidas. Leiria lidera, seguida de Coimbra e Braga.

Vinte anos depois do Euro 2004, as câmaras que investiram na construção e na requalificação de estádios ainda devem 22 milhões de euros de empréstimos e sentenças judiciais, avança, esta sexta-feira, oJornal de Notícias.

Estádio de Braga
Estádio de Braga

O município de Leiria tem a maior fatia em dívida (10,9 milhões), seguindo-se Coimbra com seis milhões e Braga com cinco milhões de euros ainda por saldar, de acordo com o JN que explica que, neste último caso, a dívida é relativa a sentenças judiciais, porque os empréstimos já foram liquidados.

Neste momento, as câmaras procuram aliar a atividade desportiva à sustentabilidade financeira, com o arrendamento de espaços a empresas e a instituições públicas a ajudar a rentabilizar, mas as situações não são todas iguais. Segundo o JN, Algarve até dá lucro, enquanto Braga admite alienar.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.