Sábado – Pense por si

BES: Novo Banco reitera que tem solução para emigrantes lesados

Alternativa já terá sido aprovada pelo Banco de Portugal, explicou uma fonte à agência Lusa

O Novo Banco tem uma solução comercial para as aplicações dos clientes emigrantes que "já foi aprovada pelo Banco de Portugal", reiterou à Lusa fonte do banco, sem indicar a data para a apresentação da resposta aos lesados do antigo BES.

Em esclarecimento enviado à Lusa, é explicado que "há efectivamente desenvolvimentos nesta questão dos emigrantes" porque "há aproximadamente três semanas" foi entregue "um mandato ao Crédit Suisse que vai permitir que o banco suíço possa desmontar os veículos financeiros que agregam as aplicações subscritas pelos clientes emigrantes do antigo BES".

A mesma fonte explicou que "foi o Crédit Suisse, a pedido do antigo BES, que montou estes veículos financeiros" e que "têm existido muitas interacções entre o Novo Banco e o Crédit Suisse, por forma a resolver esta situação que do ponto de vista jurídico é muito complexa, pois passa por diversas jurisdições internacionais".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.