Sábado – Pense por si

Altice, Fosun, Lone Star: os três poderes que estão de saída

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 03 de abril de 2024 às 23:00

Compraram a preço de saldo grandes empresas em Portugal - Fidelidade, BCP, Novo Banco, Luz Saúde, PT - e estão agora a tentar sair. Dois têm pressa, um tem mais tempo: todos vão ganhar muito.

Governo admite venda da Altice às fatias”, “Fosun desmente venda da posição no BCP”, “Lone Star aborda CaixaBank para vender Novo Banco por dois mil milhões”. Estes são três de vários títulos nos últimos meses que dão conta da saída iminente de três poderes que ganharam protagonismo na economia portuguesa do pós-crise: a Altice, a Fosun e o fundo Lone Star. Todos entraram em algumas das maiores empresas em Portugal a preço de saldo e, por razões diferentes, todos querem sair – parcial ou totalmente. Vamos por partes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.