A proposta de isenção do IRS nas horas extraordinárias é uma forma de "premiar o mérito e o esforço".
O CDS apresentou esta segunda-feira dez medidas que vai propor ao Governo para o Orçamento do Estado para 2018. Entre elas está a isenção do pagamento e IRS nas horas extraordinárias e incentivos fiscais ao arrendamento de média e longa duração.
Antecipando-se à entrega da proposta do Governo, na sexta-feira, o grupo parlamentar centrista quis apresentar já medidas para o Orçamento como forma de sublinhar a sua política alternativa e que, de acordo com a vice da bancada Cecília Meireles, terão "impacto meramente simbólico".
A proposta de isenção do IRS nas horas extraordinárias é uma forma de "premiar o mérito e o esforço", argumentou Cecília Meireles, constituindo "um sinal importante de que o Estado não se vai apropriar desse esforço" numa eventual subida de escalão na retenção na fonte.
Os incentivos ao arrendamento de média e longa duração, que o CDS-PP já tinha apresentado anteriormente, são aprofundados com a redução da taxa de IRS aplicada dos actuais 28% para 23% (antes tinham defendido 25%).
As propostas foram apresentadas no parlamento por Cecília Meireles, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes o líder da bancada, Nuno Magalhães, e os deputados João Almeida e Pedro Mota Soares.
As dez propostas do CDS-PP dividem-se em medidas para a família, nomeadamente medidas para "pais, filhos, trabalho e habitação" e para incentivar a economia e a competitividade das empresas, além de projectos para os serviços públicos.
Algumas das medidas já foram apresentadas em processos orçamentais anteriores, insistindo os centristas na sua defesa para 2018, como a dedução das despesas com serviços de enfermagem e outros serviços auxiliares, a reposição do quociente familiar e a baixa do IRC para 19%.
É nova a proposta de criar um fundo de emergência para a situação de seca que se vive no país, com dotação de 30 milhões de euros, com o objectivo de resposta ao abastecimento de água às populações e às actividades económicas e que sirva de garantia da utilização máxima dos fundos comunitários disponíveis com componente nacional.
No domínio do incentivo à competitividade, os centristas reiteram a necessidade de criação de um super-crédito fiscal para o investimento e na eliminação do imposto sobre produtos petrolíferos, argumentando que o seu aumento foi justificado com a baixa do preço do petróleo que, entretanto, subiu mais 19 cêntimos por litro no gasóleo e mais 14 cêntimos por litro na gasolina, desde 2016.
Isenção de IRS para horas extraordinárias nas medidas do CDS
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.