Secções
Entrar

Programa E-Lar já chegou a quase 22 mil famílias

Jornal de Negócios 30 de outubro de 2025 às 14:56

Até 27 de outubro, 21.664 famílias viram aprovadas as suas candidaturas ao apoio para eletrodomésticos eficientes. Mais de 3.200 já utilizaram o voucher.

O programa E-Lar, destinado a apoiar famílias na substituição de eletrodomésticos por equipamentos mais eficientes, já aprovou 21.664 candidaturas, o equivalente a 66% do total de 32.772 pedidos submetidos.
placa indutora
De acordo com dados oficiais enviados ao Jornal de Negócios pelo Ministério do Ambiente e Energia,  3.216 beneficiários já utilizaram o voucher, número que “aumenta diariamente”. Além disso, 5.073 candidaturas continuam em avaliação para verificação da titularidade do contrato de fornecimento de eletricidade — requisito necessário para acesso ao apoio. O E-Lar  visa reduzir o consumo doméstico e apoiar famílias na substituição fogões, fornos e esquentadores a gás, por equipamentos eléctricos de classe A ou superior, ou seja, placas de vitrocerâmica ou de indução, conjunto eléctrico (placa e forno), forno eléctrico e termoacumulador. Foi lançado a 30 de Setembro e esgotou em poucos dias. A medida enquadra-se na estratégia nacional de transição energética e combate à pobreza energética, promovida pelo Governo no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da meta europeia de neutralidade carbónica. O E-Lar tem uma dotação de 30 milhões de euros, sendo divididos em 20 milhões de euros para as famílias mais vulneráveis , através dos “Bairros + Sustentáveis”, e as famílias que têm direito a Tarifa Social de Energia, e 10 milhões para os restantes agregados familiares, sendo que esta foi uma conquista do Executivo junto da Comissão Europeia. A este valor podem juntar-se mais 10 milhões do Fundo Ambiental. Os valores são diferentes consoante os beneficiários, ou seja, se for uma família da classe média ou uma família vulnerável. O grupo de pessoas mais vulneráveis recebe um apoio superior que pode ir até aos 1.683 euros. Nos restantes casos, o apoio é no máximo de 1.100 euros. Contudo, nestes últimos o valor é sem IVA, ficando esse imposto a cargo dos consumidores.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela