Secções
Entrar

O bacalhau 500 milhões já vem a caminho de Portugal

23 de junho de 2016 às 08:42

É um gesto simbólico, visto que os consumidores portugueses já consumiram mais bacalhaus. Chegada está prevista para 22 de Julho

O bacalhau faz parte da História portuguesa, pelo menos desde o século XIV, mas foi só em 1946, um ano depois do final da II Guerra Mundial, que se retomaram os registos e as exportações do "fiel amigo" para Portugal.

Setenta anos depois, a cidade norueguesa de Bergen assinala hoje, de forma simbólica, o embarque do bacalhau 500 milhões no veleiroStatsraad Lehmkhul.

A chegada a Lisboa está marcada para 22 de Julho, a tempo de participar nas Tall Ship Races, o maior evento náutico deste ano em Portugal, que traz à capital grandes veleiros de todo o mundo.

Segundo informações do Conselho Norueguês das Pescas (Norge), existem registos relativos ao bacalhau exportado desde 1830, ano em que os noruegueses venderam a Portugal oito mil toneladas deste peixe, mas o comércio foi praticamente interrompido durante a II Guerra Mundial, quando a Noruega foi invadida pela Alemanha.

Só em 1946 foram retomadas as estatísticas, que permitiram à Norge contabilizar a venda de 508.399.822 bacalhaus a Portugal (com base num rácio entre a tonelagem e o peso médio do peixes) até maio de 2016.

A apetência dos portugueses pelo bacalhau é, no entanto, muito anterior aos registos estatísticos, como provam os dados históricos.

O primeiro acordo dos portugueses para pescar bacalhau (na costa britânica) data do século XIV. Nos séculos seguintes, os pescadores buscaram a Terra Nova (Canadá), desenvolveram um método de cura único e voltaram-se já no século XX para os mares frios do Norte da Europa, quando os cardumes da Terra Nova estavam já esgotados.

O bacalhau mantém a sua importância secular na economia nacional até hoje, estimando-se que o seu consumo represente cerca de 200 milhões de euros de receitas anuais para os operadores portugueses de transformação e comercialização de bacalhau.

Na gastronomia, continua a ser apreciado pela sua versatilidade, traduzida em inúmeras receitas, e presença incontornável na mesa de Consoada, um pouco por todo o país e entre as comunidades de emigrantes em todo o mundo.

No ano passado, Portugal importou da Noruega 24.848.155 quilos de bacalhau, o que significa um consumo médio de 2,4 quilos por pessoa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela