Secções
Entrar

Microsoft contrata Sam Altman após saída conturbada da OpenAI

Débora Calheiros Lourenço 20 de novembro de 2023 às 10:40

Emmett Shear, antigo líder da Twitch, foi anunciado como o novo CEO da OpenAI. Greg Brockman, outro cofundador da OpenAI, também passou para a Microsoft.

Sam Altmane Greg Brockman, cofundadores da OpenAI, vão juntar-se à Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação avançada em inteligência artificial.

REUTERS/Carlos Barria

Sam Altman foi despedido da OpenAI na sexta-feira, e Greg Brockman demitiu-se em solidariedade. Sam Altman foi demitido do cargo de CEO pela administração, o que levou Greg Brockman a também abandonar o laboratório de investigação.

Foi Satya Nadella, CEO da Microsoft, que anunciou as contratações "para liderar uma nova equipa de investigação avançada de inteligência artificial", através da X (antigo Twitter) e avançou ainda que Emmett Shear, antigo líder da Twitch, é o novo CEO da OpenAI.

A OpenAI tornou-se mais influente no mundo de tecnologia após ter lançado a popular ferramenta ChatGPT, o que tornou a demissão de Sam Altman uma surpresa. No comunicado, a administração apenas revelou que perdeu a "confiança" nas capacidades do ex-CEO para liderar a empresa uma vez que este "não era consistentemente sincero nas suas comunicações".

A Microsoft é um dos principais parceiros e acionistas da OpenAI e Satya Nadella já garantiu que a parceria entre as empresas vai continuar. Nas redes sociais avançou ainda: "Estamos ansiosos para conhecer e trabalhar com Emmett Shear e a nova equipa de liderança da OpenAI".

Segundo as informações internas recolhidas pela Reuters, dezenas de funcionários abandonaram a empresa como resposta ao despedimento de Sam Altman.

Emmett Shear, 40 anos, foi um dos fundadores da plataforma destreamingde jogos Twitch, que pertence à Amazon, mas abandonou a empresa no início deste ano. Em setembro partilhou uma publicação onde defendeu ser "a favor de uma desaceleração" do avanço tecnológico em torno da inteligência artificial: "Não podemos aprender como construir um IA segura sem experimentar e não podemos experimentar sem progresso, mas provavelmente também não deveríamos avançar na velocidade máxima", defendeu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela