Secções
Entrar

Medialivre apresenta queixa na Autoridade da Concorrência contra RTP, SIC e TVI

Correio da Manhã 30 de outubro de 2025 às 21:43

Em causa está o que considera ser uma "manifesta violação da lei da concorrência" por causa dos debates das presidenciais.

A Medialivre entregou esta quinta-feira na Autoridade da Concorrência (AdC) uma queixa contra a RTP, SIC e TVI por terem excluído a CMTV e o NOW da transmissão dos debates das presidenciais e terem exigido ainda a oito candidatos exclusividade na realização dos mesmos. Na queixa apresentada, a Medialivre defende que os três canais “concertaram-se com o objetivo de eliminar a concorrência e excluir outros canais” do modelo de debates presidenciais, nomedamente a CMTV e o NOW, “reservando entre si a organização e a transmissão” dos frente a frente entre os candidatos.
CMTV acusa RTP, SIC e TVI de "cartelizarem" debates para presidenciais
O grupo de media considera que esta situação configura uma “manifesta violação da lei da concorrência” e pede à AdC que “determine a abertura de um processo sancionatório relativo à prática restritiva da concorrência perpretada” por RTP, SIC e TVI e que “ordene, com carácter de urgência, a imediata suspensão” desta mesma prática ou “adote outras medidas provisórias” para a “reposição imediata da concorrência”. A empresa que detém o CM, e que já na quarta-feira tinha apresentado queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, cita ainda o comunicado da Comissão Nacional de Eleições, que, na terça-feira, criticou a RTP, SIC e TVI e os candidatos, dizendo que “as eleições não são negócio”.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela