Secções
Entrar

Mais de 90% das notas da comunidade não chegam a ser publicadas na rede social X

Lusa 10 de julho de 2025 às 12:12

Uma grande parte das notas que não são publicadas deve-se à falta de consenso durante a fase de votação, enquanto outras nunca são submetidas a votação.

As notas propostas pelos utilizadores do X, apresentadas como uma alternativa à verificação de factos, são ineficazes no combate da desinformação e mais de 90% não chegam a ser publicadas, segundo um estudo do Democracy Institute of the Americas (DDIA).

AP Photo/Rick Rycroft, File

O relatório da DDIA, citado pela AFP, identificou 1,76 milhões de propostas de classificação entre janeiro de 2021 e março de 2025, concluindo que "a grande maioria das classificações apresentadas – mais de 90% - nunca chega ao público".

Mais de 90% destas notas de contexto nunca são publicadas no X, segundo o inquérito publicado pela ONG (organização não governamental) americana, podendo abrir margem para reativar as críticas contra a retirada de várias redes sociais da moderação e verificação de conteúdos, anunciada pela Meta em janeiro passado.

No X, há vários anos que os utilizadores podem colocar um comentário ou "nota da comunidade", por baixo de uma publicação para acrescentar contexto ou assinalar um erro factual. Cabe depois aos outros utilizadores votar se consideram ou não o comentário útil, pois apenas com um número suficiente de pessoas a votar a favor, a nota se torna visível para todos os utilizadores da rede social.

Em 2023, foram publicadas 9,5% das classificações apresentadas em inglês, contra apenas 4,9% no início de 2025, sendo que com as notas publicadas em espanhol a dinâmica é inversa (3,6 em 2023, 7,1% em 2025).

Uma grande parte das notas que não são publicadas deve-se à falta de consenso durante a fase de votação, enquanto outras nunca são submetidas a votação, explica o documento.

O aumento do número de notas parece estar a causar um "estrangulamento" na sua visibilidade, "especialmente em inglês", sublinha o inquérito, estimando que "muitas notas permanecem perdidas no limbo, invisíveis e não avaliadas" por outros.

Os investigadores também mostraram que o maior fornecedor de notas em inglês é 'bot' ('software' autónomo programado para executar determinadas tarefas) projetado para denunciar golpes de criptomoeda e que apresentou mais de 43.000 notas entre 2021 e março de 2025, e apenas 3,1% das suas notas foram publicadas.

No entanto, o estudo registou progresso sobre o tempo que uma nota demora a ser publicada 'online', passando de uma média de mais de 100 dias em 2022 para 14 dias em 2025.

Em janeiro, a Meta anunciou o fim do seu programa de verificação de conteúdos por jornalistas nos Estados Unidos da América (EUA) e desde então, o volume de conteúdos nocivos, incluindo conteúdos de ódio, aumentou nas suas plataformas (Facebook, Instagram, Threads...).

A União Europeia (UE) conta com legislação destinada a travar os conteúdos ilegais e a desinformação no mundo virtual, como a Lei dos Serviços Digitais (DSA).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela