Secções
Entrar

Lucro do Novo Banco estabiliza nos 610 milhões até setembro

Jornal de Negócios 30 de outubro de 2025 às 08:08

O Novo Banco viu a margem financeira encolher 6,5% para 829 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

O Novo Banco fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 610,5 milhões de euros, mais 100 mil euros do que o observado entre janeiro e setembro do ano passado, informou esta quinta-feira a instituição financeira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 
Novo Banco nova sede taguspark
A margem financeira sofreu uma quebra de 6,5% para os 829 milhões de euros, menos 57,3 milhões de euros do que um ano antes, enquanto o produto bancário subiu 1%, para 1 167,8 milhões de euros. O banco assinala que a descida na margem financeira reflete, por um lado, "o aumento de 4,8% do valor médio dos empréstimos a clientes e, por outro, uma assertiva estratégia de cobertura que permitiu compensar a descida da média da Euribor a seis meses de 154pb face ao período homólogo, resultando numa taxa da margem Financeira de 2,67%". O produto bancário comercial diminuiu 2,8%, cifrando-se em 1.095 milhões de euros, tendo as comissões crescido 10,7%, ascendendo a 266,1 milhões. O rácio Cost to Income subiu dos 33,2% para 35,1%, mas, ressalva o Novo Banco, "excluindo os custos de carácter extraordinário com o processo de venda o rácio situou-se em 33,7%".  "Os resultados dos primeiros nove meses de 2025 reforçam a robustez do nosso modelo de negócio e mantêm-nos alinhados com os objetivos estabelecidos para o ano. Continuamos a executar o nosso plano estratégico com disciplina, apoiando as famílias e empresas portuguesas", indica o CEO do banco, Mark Bourke, citado no comunicado. "Em paralelo, a operação com o Grupo BPCE segue o curso normal nos processos regulatórios, com ambas as partes focadas na conclusão da transação esperada para a primeira metade de 2026. Esta operação irá reforçar a nossa capacidade de inovar, crescer e apoiar as famílias e empresas portuguesas.", acrescenta. O negócio da venda ao grupo francês conheceu ontem mais um capítulo, com a assinatura do contrato de venda da participação do Estado ao BPCE.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela