Secções
Entrar

Governo prevê reforço salarial na função pública abaixo da inflação

Débora Calheiros com Leonor Riso 01 de abril de 2022 às 10:34

Programa da Estabilidade projeta que nos próximos anos as variações salariais serão maiores mas, em 2023, o reforço já não será suficiente para compensar a inflação.

O governo reforçou, através do Programa de Estabilidade, os aumentos previstos nos salários da função pública já para 2022 e durante os próximos anos em 200 milhões de euros. Este valor permite avançar com atualizações mais elevadas no Estado mas não chega para que, em 2023, o valor seja igual à taxa de inflação prevista pelo Governo para esse ano.

consumo consumidores compras supermercado hiper

Segundo oPúblico, quando o Governo negociou com os funcionários os aumentos da massa salarial para este ano comprometeu-se com a adoção de uma nova regra: o aumento salarial teria de ser idêntico à taxa de inflação média registada em novembro do ano anterior. Assim se alcançou o valor de 0,9% para a atualização da tabela salarial em 2022.

Para 2023, o aumento previsto no Programa de Estabilidade 2021 a 2025 era muito semelhante ao de 2022 mas, numa altura em que as pressões inflacionistas se agravaram ainda mais devido à guerra na Ucrânia as contas tiverem de ser revistas. No Programa de estabilidade 2022-2026 entregue no Parlamento no início desta semana os aumentos salariais tanto para 2022 como para 2023 são maiores, podendo alcançar um valor de 1,8%, sem contar com as novas contratualizações.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela