Secções
Entrar

EUA e UE perto de acordo comercial com tarifas a 15%

Jornal de Negócios 23 de julho de 2025 às 17:49

O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão. Alguns produtos ficarão isentos de taxas, como aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos.

Os EUA e a UE estão perto de assinar um acordo comercial com tarifas a 15% para os produtos do bloco. O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão, avança o Financial Times.

Bruxelas poderá concordar com as chamadas tarifas recíprocas de forma a evitar ameaça de Donald Trump de impor taxas de 30% a 1 de agosto, de acordo com três fontes citadas pelo jornal britânico.

Ambas as partes deixaram cair as tarifas sobre alguns produtos, incluindo aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos, de acordo com as fontes. Os enviados dos Estados-membros da UE já foram informados pela Comissão Europeia, depois das conversações com os EUA, diz o jornal.

De acordo com a Bloomberg, os responsáveis da UE estão a trabalhar para que os veículos automóveis sejam abrangidos pelas tarifas de 15% e não pelas atuais taxas mais elevadas de quase 30%.

Além disso, as importações de aço e alumínio apenas acima de uma certa quota enfrentariam as tarifas de 50% impostas pela Administração Trump, refere a agência.

Apesar de os responsáveis da UE estarem otimistas sobre um acordo, assinalam que o entendimento está dependente da autorização de Donald Trump, pelo que o desfecho é difícil de prever, diz a Bloomberg.

Na madrugada desta quarta-feira, Trump anunciou um acordo com o Japão em que também estabelece tarifas de 15%, além de um compromisso de investimento japonês no valor de 550 mil milhões de dólares e de importar mais veículos e bens agrícolas norte-americanos.

O acordo impede que sejam aplicadas as tarifas recíprocas fixadas por carta em relação ao Japão no início do mês, que seriam de 25% caso não houvesse entendimento até dia 1 de agosto.

Em relação à UE, caso não exista acordo até ao prazo limite, o bloco está a ultimar um plano de retaliação comercial de grande escala, com tarifas que poderão atingir cerca de 100 mil milhões de euros em produtos norte-americanos, caso não haja acordo até ao prazo imposto por Washington, avançou a Bloomberg esta quarta-feira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela