Secções
Entrar

Ciberataques: pagamento médio de resgates aumentou 500% no ano passado

Luana Augusto 09 de maio de 2024 às 18:34

Valor médio de resgate requerido pelos cibercriminosos às empresas passou de quase 400 mil euros, para quase 2 milhões, aponta relatório.

Se no ano passado a taxa de ataques deransomwareregistou uma ligeira redução face ao ano anterior, tendo passado de 66% de organizações atingidas para 59%, agora o que aumentou foi o preço dos resgates.

REUTERS/Kacper Pempel/Illustration/File Photo

Segundo o relatórioState of Ransomware 2024da Sophos, o valor médio dos resgates aumentou em 500%. Enquanto anteriormente o pagamento médio requerido pelos cibercriminosos correspondia a 400 mil dólares (372 mil euros), no ano passado, este número ascendeu aos 2 milhões de dólares (1,86 milhões de euros).

A maioria dos pedidos de resgate (63%) fazia referência a um pagamento de 1 milhão de dólares ou mais (quase 1 milhão de euros). Já 30% dos pedidos apelava ao pagamento de mais de 5 milhões de dólares (4,64 milhões de euros). E estes elevados montantes de resgate não se aplicaram apenas às organizações com mais receitas. As mais pequenas foram igualmente afetadas.

No último ano, quase metade das organizações (46%), com receitas inferiores a 50 milhões de dólares, recebeu um pedido de resgate na casa dos sete dígitos. De acordo com o relatório agora divulgado, a exploração da vulnerabilidade foi apontada como a principal causa dos ataques - tendo afetado 32% das organizações inquiridas. 

"As duas causas mais comuns dos ataques deransomware- a exploração de vulnerabilidades e as credenciais comprometidas - são evitáveis, mas continuam a afetar demasiadas organizações," afirmou John Shier, Field CTO da Sophos. "As empresas precisam de avaliar criteriosamente os seus níveis de exposição a estas causas e resolvê-los imediatamente. Num ambiente de defesa em que os recursos são escassos, as organizações também têm de impor custos aos atacantes. Só podem esperar maximizar os seus gastos com a defesa se elevarem o nível do que os atacantes vão precisar de fazer para conseguir violar as suas redes."

A Sophos recomenda a elaboração de um plano de resposta a incidentes, bem como a efetuação de cópias de segurança regulares, e a prática da recuperação de dados a partir destas cópias, para que as empresas se consigam defender destes, e outros tipo de ataques.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela