Secções
Entrar

CGD com melhor desempenho da zona euro no teste de stress da autoridade europeia

Lusa 01 de agosto de 2025 às 20:53

Em 2023, quando foi realizado o último teste, o banco público já tinha ficado nesta posição.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse esta sexta-feira ter alcançado o melhor desempenho da zona euro no teste de stress da Autoridade Bancária Europeia (EBA), à semelhança do que tinha acontecido em 2023.

TIAGO PETINGA/LUSA

"A Caixa Geral de Depósitos alcançou o melhor desempenho da zona euro -- menor delapidação do capital -- no teste de esforço de 2025, conduzido pela EBA, em articulação com o Banco Central Europeu (BCE) e o Comité Europeu do Risco Sistémico (ESRB)", anunciou, em comunicado o banco público.

Em 2023, quando foi realizado o último teste, o banco público já tinha ficado nesta posição.

Perante um cenário adverso, que considera instabilidade geopolítica, desaceleração da economia, elevada inflação e taxas de juro altas, o rácio de capital CET 1 da Caixa aumenta para 20,02% no final de 2027, face aos 20% registados em 2024.

Neste cenário, a CGD mantém a capacidade de distribuição de mais de 1.000 milhões de euros em dividendos, além dos 3.350 milhões de euros pagos desde a recapitalização de 2017.

O rácio CET1 é uma medida fundamental da solidez financeira dos bancos e, quanto mais elevado for, mais garantias de solvência o banco tem.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela