Secções
Entrar

Atenas tem até às 23h de dia 9 para apresentar propostas detalhadas

08 de julho de 2015 às 14:45

A Comissão Europeia deu um prazo limite ao governo grego para apresentar as propostas das reformas e o novo ministro das Finanças promete que serão "honradas as obrigações com os credores"

O Governo grego tem um prazo limite até à meia-noite de quinta-feira em Bruxelas (23h de Lisboa) para apresentar as suas propostas detalhadas de reformas, precisou hoje a Comissão Europeia, que reiterou que domingo será mesmo o dia decisivo.

"Relativamente ao prazo limite para submeter propostas, o mesmo está claramente fixado à meia-noite de quinta-feira, de forma a que possam começar a ser avaliadas pelas três instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na sexta-feira de manhã", indicou hoje uma porta-voz do executivo comunitário.

Precisando o calendário de todo o procedimento, Mina Andreeva lembrou que este já está em marcha, pois o primeiro passo necessário era o Governo grego formalizar junto do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) um pedido de ajuda (o terceiro "resgate"), o que sucedeu hoje de manhã, tal como previsto.

"Depois, precisamos de receber um pedido do MEE para conduzir uma análise da sustentabilidade da dívida e avaliar as necessidades financeiras, e, em paralelo, precisamos de receber as propostas de reformas" que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, se comprometeu, na cimeira do euro realizada na terça-feira, a apresentar no prazo de dois dias.

"A data limite foi estabelecida até quinta-feira à meia-noite (23:00 de Lisboa) e só então serão analisadas pelas três instituições, que terão que submeter as suas análises ao Eurogrupo, que prepara então a cimeira do euro, e eventualmente Conselho Europeu, prevista para domingo, que terá que decidir se temos as bases para discutir um novo programa", concluiu.


Hoje, num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Tsipras garantiu que vai apresentar na quinta-feira propostas "concretas" e "credíveis".

Caso não seja alcançado um acordo no domingo, a Europa partirá então para o chamado "Grexit", a saída da Grécia da zona euro, como já admitiram publicamente vários líderes europeus, tendo mesmo o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, revelado na terça-feira que Bruxelas tem já "um plano detalhado" para esse cenário.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela