Secções
Entrar

Alemanha junta-se a Portugal, Espanha e França para a concretização do gasoduto

Débora Calheiros Lourenço 23 de janeiro de 2023 às 08:31

O projeto para o transporte de hidrogénio verde inclui duas ligações transfronteiriças, uma entre Celorico da Beira e Zamora e outra entre Barcelona e Marselha, e conta com 50% do financiamento por fundos europeus.

No domingo o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a Alemanha se vai juntar ao projeto H2Med, o gasoduto que pretende ligar a Península Ibérica ao resto da Europa até 2030.

Ludovic Marin/Pool via REUTERS

Na cimeira franco-alemã Macron anunciou: "Decidimos alargar o H2Med, que graças aos fundos europeus liga Portugal, Espanha e França à Alemanha, que será um parceiro na infraestrutura deste projeto".

Macron referiu ainda que existe "uma vontade" de promover o hidrogénio verde a nível europeu e voltou a defender que este é o melhor projeto, por comparação ao MidCat, originalmente defendido por Portugal e Espanha para o transporte de gás.

Apesar do chanceler alemão ter defendido o MidCat e até ter tentado "convencer" o presidente francês a aceitar implementá-lo considerou, no final da cimeira deste fim de semana, que o H2Med "é um bom projeto para o futuro" e valorizou-o como um "ancoradouro europeu" capaz de reunir, espanhóis, portugueses e franceses.

Num comunicado, o governo espanhol também confirmou o envolvimento da Alemanha no projeto e relembrou que "o H2Med estará operacional em 2030" com a capacidade de "transportar dois milhões de toneladas de hidrogénio verde por ano", representando "10% do total consumido pela UE".

Ainda no início de dezembro, França, Espanha e Portugal acordaram a construção deste gasoduto que vai ligar Barcelona e Marselha de forma subaquática através do Mediterrâneo. O gasoduto vai permitir o transporte de hidrogénio verde pela Europa procurando alternativas às fontes de energia poluentes, uma procura que foi acelerada pela crise originada pela guerra na Ucrânia.

O projeto inclui duas ligações transfronteiriças, uma entre Celorico da Beira e Zamora e outra entre Barcelona e Marselha, e conta com 50% do financiamento por fundos europeus.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela