Secções
Entrar

Aeroporto de Lisboa classificado como o segundo pior da Europa

Andreia Antunes com Leonor Riso 18 de julho de 2023 às 14:40

A empresa AirHelp analisou os atrasos e os cancelamentos no mês de junho nos aeroportos com mais de cinco mil voos.

O aeroporto Humberto Delgado em Lisboa encontra-se em 2º lugar da lista dos piores aeroportos da Europa, com uma percentagem de 51,04% de voos afetados por cancelamentos e atrasos em junho de 2023. O pior aeroporto foi o londrino de Gatwick, com 54% dos voos a preencherem os critérios de perturbação da empresa, enquanto o melhor aeroporto foi o finlandês de Helsínquia, com 18% dos voos afetados.

Aeroporto de Lisboa

A lista foi revelada pela AirHelp, organização de defesa dos direitos dos passageiros, que analisou os atrasos superiores a 15 minutos e os cancelamentos no mês de junho nos aeroportos europeus com cinco mil ou mais voos.

Numa outra lista anual da AirHelp Score com o ranking dos aeroportos a nível global em 2022, o aeroporto Humberto Delgado encontra-se em 143º lugar de 151º aeroportos. A nível europeu, o ranking dos piores aeroportos, de acordo com a mesma lista, o Humberto Delgado encontra-se em 5º lugar. Os quatro piores depois do aeroporto de Lisboa são do Reino Unido.

Os aeroportos foram classificados em três fatores, como a pontualidade onde são avaliados os atrasos e os cancelamentos, a opinião do cliente e a restauração e lojas.

As companhias de aviação da Europa estão a tentar evitar os constrangimentos das viagens ocorridos em 2022. Devido a greves e à falta de trabalhadores, o aeroporto de Heathrow em Londres teve de limitar o número de passageiros e pediu às companhias aéreas que limitassem a venda de bilhetes.

Dos aeroportos mais movimentos da Europa, o Schiphol de Amesterdão movimentou 72 milhões de passageiros em 2019 (pré-pandemia) e teve 36% dos voos afetados. Heathrow movimentou quase 81 milhões de passageiros em 2019 e teve quase 40% dos voos fora do horário.

Desde o final de abril, o número de procura de viagens para a Europa por parte dos norte-americanos, teve um crescimento de 20% em 2019, de acordo com a Hopper, empresa de viagens. Os preços têm vindo a subir nos últimos anos, sendo o preço dos bilhetes da América para a Europa o mais elevado dos últimos seis anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela