Sábado – Pense por si

Wolverhampton: um Little Portugal no centro de Inglaterra

Carlos Torres
Carlos Torres 24 de setembro de 2020 às 19:30

Com a chegada de Nélson Semedo, o Wolverhampton tem já nove futebolistas lusos - mais do que muitas equipas da I Liga portuguesa. Neste Little Portugal, há ainda mais quatro treinadores e um médico também português. E até o equipamento alternativo foi inspirado no da selecção nacional

Zé Beto, João Pinto, Lima Pereira, Eurico, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, Frasco, Jaime Pacheco, Sousa, Gomes e Vermelhinho. Que lista é esta? Atenção!, esta "lista" é História. Estamos a falar da equipa do FC Porto que disputou a sua primeira final europeia, a 16 de maio de 1984, contra a Juventus (derrota por 2-1). Este 11 titular era 100% português (na segunda parte jogaram ainda Costa e Walsh). Esta realidade está completamente ultrapassada, tal como os 11 titulares do Benfica que em 1961 e 1962 tornaram as águias bicampeãs europeias – dois 11 que eram igualmente 100% portugueses e incluíam figuras como Eusébio, José Águas, Coluna, José Augusto, Simões ou José Torres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.