Sábado – Pense por si

Van Dijk vence Ronaldo pelo troféu de jogador do ano da UEFA

29 de agosto de 2019 às 18:44
As mais lidas

O holandês foi eleito o jogador do ano da UEFA, tornando-se no primeiro defesa a conquistar o prémio, para o qual tinha a concorrêncioa de Messi e Cristiano Ronaldo.

O futebolista holandês Virgil Van Dijk foi hoje eleito o jogador do ano da UEFA, tornando-se no primeiro defesa a conquistar o prémio, para o qual tinha a concorrêncioa dos inevitáveis Messi e Cristiano Ronaldo.

O defesa-central do Liverpool e da seleção holandesa era claramente o 'outsider' do grupo, mas as suas prestações na caminhada dos 'reds' para a conquista da sua sexta Liga dos Campeões e na campanha do clube na Liga inglesa, a qual terminou atrás do campeão Manchester City, foram determinantes nesta vitória individual.

Como jogadora do ano da UEFA foi eleita a defesa-direita inglesa Lucy Bronze, que alinha nas francesas do Lyon, tendo superado outras duas companheiras da equipa que conquistou a Liga dos Campeões feminina, a norueguesa Ada Hegerberg e a francesa Amandine Henry.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.