Sábado – Pense por si

Sporting na Champions após goleada em Bucareste

"Leões" esmagaram adversário e conquistaram entrada directa na Liga Milionária, onde se juntam a Benfica e FC Porto

O Sporting qualificou-se esta quarta-feira para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer o Steaua de Bucareste por 5-1, em jogo da segunda mão do play-off cujo momento decisivo foi o golo de Acuña ao minuto 60.

O argentino foi lançado por Bruno Fernandes, melhor jogador em campo, que esteve na origem de quatro dos cinco golos dos "leões", numa rápida transição ofensiva que apanhou a defesa romena descompensada, e, após um ressalto feliz na bota do guarda-redes Florin Nita, fez o 2-1 "libertador".

Este golo teve o condão de quebrar animicamente os jogadores do Steaua, que nem sequer tiveram tempo para se refazer do golpe, visto que, quatro minutos depois, Gelson Martins assinava o terceiro golo, mais uma vez na sequência de um passe de Bruno Fernandes.

O treinador do Steaua ainda trocou um médio Golofca por um avançado, Gnohéré, logo ao seguir ao golo de Acuña, mas não alterou rigorosamente nada no ataque, que passou a ser facilmente neutralizado pela defesa "leonina" porque a equipa romena, apesar de ter subido as linhas e metido mais gente na manobra ofensiva, estava destroçada.

O facto de ter subido no terreno fez com que o Steaua passasse a conceder muitos espaços no seu meio-campo, razão pela qual o Sporting fez com naturalidade mais três golos, os dois últimos por Bas Dost - que hoje ficou no banco e entrou a substituir Doumbia - e Battaglia.

Na origem do quarto esteve, mais uma vez, Bruno Fernandes, a desmarcar Gelson Martins, cujo génio deixou o avançado holandês na "cara do golo", numa situação de 2x2, e do quinto também, a desmarcar Fábio Coentrão, que cruzou para o remate de Bas Dost, defendido por Florin Nita, para a recarga de Battaglia.

No entanto, antes do minuto 60, a história do jogo foi diferente, apesar de o Sporting ter protagonizado uma entrada forte no jogo, premiada com o golo de Doumbia aos 13 minutos, e ter estendido o domínio até aos 20 minutos, altura em que o Steaua igualou por Júnior Morais, com culpas evidentes para Mathieu, pela forma como abordou o lance e se deixou bater por Alibec.

Entre o minuto 20 e o minuto 60, ou seja, durante 40 minutos, a versão do Sporting que se viu no relvado do Arena Nacional de Bucareste foi muito idêntica à do jogo da primeira mão em Alvalade, uma equipa com muitas dificuldades para criar lances de penetração no bloco defensivo romeno, uma vez que o Steaua se organizou para jogar claramente no erro adversário.

Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Sporting
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.