"Leões" esmagaram adversário e conquistaram entrada directa na Liga Milionária, onde se juntam a Benfica e FC Porto
O Sporting qualificou-se esta quarta-feira para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer o Steaua de Bucareste por 5-1, em jogo da segunda mão do play-off cujo momento decisivo foi o golo de Acuña ao minuto 60.
O argentino foi lançado por Bruno Fernandes, melhor jogador em campo, que esteve na origem de quatro dos cinco golos dos "leões", numa rápida transição ofensiva que apanhou a defesa romena descompensada, e, após um ressalto feliz na bota do guarda-redes Florin Nita, fez o 2-1 "libertador".
Este golo teve o condão de quebrar animicamente os jogadores do Steaua, que nem sequer tiveram tempo para se refazer do golpe, visto que, quatro minutos depois, Gelson Martins assinava o terceiro golo, mais uma vez na sequência de um passe de Bruno Fernandes.
O treinador do Steaua ainda trocou um médio Golofca por um avançado, Gnohéré, logo ao seguir ao golo de Acuña, mas não alterou rigorosamente nada no ataque, que passou a ser facilmente neutralizado pela defesa "leonina" porque a equipa romena, apesar de ter subido as linhas e metido mais gente na manobra ofensiva, estava destroçada.
O facto de ter subido no terreno fez com que o Steaua passasse a conceder muitos espaços no seu meio-campo, razão pela qual o Sporting fez com naturalidade mais três golos, os dois últimos por Bas Dost - que hoje ficou no banco e entrou a substituir Doumbia - e Battaglia.
Na origem do quarto esteve, mais uma vez, Bruno Fernandes, a desmarcar Gelson Martins, cujo génio deixou o avançado holandês na "cara do golo", numa situação de 2x2, e do quinto também, a desmarcar Fábio Coentrão, que cruzou para o remate de Bas Dost, defendido por Florin Nita, para a recarga de Battaglia.
No entanto, antes do minuto 60, a história do jogo foi diferente, apesar de o Sporting ter protagonizado uma entrada forte no jogo, premiada com o golo de Doumbia aos 13 minutos, e ter estendido o domínio até aos 20 minutos, altura em que o Steaua igualou por Júnior Morais, com culpas evidentes para Mathieu, pela forma como abordou o lance e se deixou bater por Alibec.
Entre o minuto 20 e o minuto 60, ou seja, durante 40 minutos, a versão do Sporting que se viu no relvado do Arena Nacional de Bucareste foi muito idêntica à do jogo da primeira mão em Alvalade, uma equipa com muitas dificuldades para criar lances de penetração no bloco defensivo romeno, uma vez que o Steaua se organizou para jogar claramente no erro adversário.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.