Sábado – Pense por si

Rio 2016: A escola que forma campeões de Judo na favela

Rui Hortelão, no Rio de Janeiro 13 de agosto de 2016 às 19:19

Até agora, só Telma Monteiro conseguiu uma medalha para Portugal. Conheça o palco onde os judocas nacionais se preparam no Brasil

Geraldo Bernardes, o mestre. Flávio Canto, o discípulo. Une-os o judo e o sonho de chegarem juntos a uma medalha olímpica. Contra todas as expectativas, Flávio falha a ida aos Jogos de Sydney, em 2000. O mestre insiste que é preciso ainda mais treino, mais empenho, maior dedicação. O discípulo responde com tudo isso, mas só encontra verdadeiro consolo a ajudar os outros. Há muito que Geraldo Bernardes protesta contra o tempo que Flávio perde com as aulas solidárias, as palestras de motivação e outras actividades de solidariedade. É o próprio quem o confessa à SÁBADO: "Sempre vi o Flávio fazendo acção social mas, nessa altura, achava mal. Não pelo princípio, mas porque ele perdia muito tempo de treino, que era importante para alcançar os seus objectivos."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.