Pizzi ou Bruno Fernandes? Quem são os jogadores mais influentes da Liga

Pizzi ou Bruno Fernandes? Quem são os jogadores mais influentes da Liga
Carlos Torres 18 de maio de 2019

Há quem esteja ligado a quase metade dos golos da equipa. E há quem tenha conquistado, sozinho, mais de um terço dos pontos. Veja quem foi mais decisivo nos clubes que lutam pelo título ou pela fuga à despromoção.

Seferovic é o melhor marcado do Benfica e do campeonato, com 21 golos, mais um do que Bruno Fernandes. Mas o suíço é muito mais do que isso: é o jogador que mais vai contribuir para a conquista do título de campeão (basta um empate com o Santa Clara na 34ª e última jornada, este sábado, dia 18 de maio). Numa equipa que é uma autêntica máquina de golos (são 99, o terceiro melhor registo da história do Benfica em 84 edições de campeonato), marcar um golo numa goleada por 5-1 (como aconteceu com o Boavista), 6-0 (Marítimo) ou 10-0 (Nacional da Madeira) não faz grande diferença. Mas isso muda de figura naqueles jogos ganhos in extremis, por 1-0 ou 2-1. Isto é, um golo desses evita um empate e por isso vale dois pontos.


O avançado suíço foi herói em quatro jogos, marcando, por exemplo, nas vitórias por 1-0 sobre FC Porto, Vit. Guimarães e Tondela (nestes dois últimos o golo salvador chegou perto do final). Contas feitas, são 8 pontos conseguidos por si. Na hierarquia do Benfica, Pizzi surge a seguir, com 6 pontos (sendo que num deles, o triunfo por 3-2 sobre o Vit- Guimarães, conseguiu sozinho os três pontos, pois fez um hat-trick, sem o qual o Benfica teria perdido o jogo). Seguem-se João Félix, Rafa e Jonas (todos com 5). 

No ranking dos jogadores que marcaram golos decisivos, a liderança cabe a Dyego Sousa. O avançado do Sp. Braga até vive um longo jejum no campeonato, pois não marca desde o dia 10 de fevereiro de 2019, quando deu a vitória por 2-1 sobre o Chaves na 21ª jornada. Mas até aí estava a ser decisivo (como se comprovou, aliás, nesse jogo), pois os seus golos valeram ao clube minhoto 13 pontos. Se não tivessem acontecido, o Sp. Braga estaria agora no 6º lugar, a par do Vit. Guimarães, e não em 4º.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais