Há quem esteja ligado a quase metade dos golos da equipa. E há quem tenha conquistado, sozinho, mais de um terço dos pontos. Veja quem foi mais decisivo nos clubes que lutam pelo título ou pela fuga à despromoção.
Pizzi ou Bruno Fernandes? Quem são os jogadores mais influentes da Liga
Seferovic é o melhor marcado do Benfica e do campeonato, com 21 golos, mais um do que Bruno Fernandes. Mas o suíço é muito mais do que isso: é o jogador que mais vai contribuir para a conquista do título de campeão (basta um empate com o Santa Clara na 34ª e última jornada, este sábado, dia 18 de maio). Numa equipa que é uma autêntica máquina de golos (são 99, o terceiro melhor registo da história do Benfica em 84 edições de campeonato), marcar um golo numa goleada por 5-1 (como aconteceu com o Boavista), 6-0 (Marítimo) ou 10-0 (Nacional da Madeira) não faz grande diferença. Mas isso muda de figura naqueles jogos ganhos in extremis, por 1-0 ou 2-1. Isto é, um golo desses evita um empate e por isso vale dois pontos.
O avançado suíço foi herói em quatro jogos, marcando, por exemplo, nas vitórias por 1-0 sobre FC Porto, Vit. Guimarães e Tondela (nestes dois últimos o golo salvador chegou perto do final). Contas feitas, são 8 pontos conseguidos por si. Na hierarquia do Benfica, Pizzi surge a seguir, com 6 pontos (sendo que num deles, o triunfo por 3-2 sobre o Vit- Guimarães, conseguiu sozinho os três pontos, pois fez um hat-trick, sem o qual o Benfica teria perdido o jogo). Seguem-se João Félix, Rafa e Jonas (todos com 5).
No ranking dos jogadores que marcaram golos decisivos, a liderança cabe a Dyego Sousa. O avançado do Sp. Braga até vive um longo jejum no campeonato, pois não marca desde o dia 10 de fevereiro de 2019, quando deu a vitória por 2-1 sobre o Chaves na 21ª jornada. Mas até aí estava a ser decisivo (como se comprovou, aliás, nesse jogo), pois os seus golos valeram ao clube minhoto 13 pontos. Se não tivessem acontecido, o Sp. Braga estaria agora no 6º lugar, a par do Vit. Guimarães, e não em 4º.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.