Sábado – Pense por si

MP pede afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails

CM 15 de outubro de 2024 às 14:27
As mais lidas

Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves foram acusados no caso. Rui Costa não foi criminalmente responsabilizado.

O Ministério Público (MP) pede o afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails e pede que o atual presidente do Benfica, Rui Costa, testemunhe contra a Benfica SAD.

Estádio da Luz
Estádio da Luz

O MP deduziu a acusação do processo dos emails contra Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico das águias, e antigos dirigentes do Vitória de Setúbal, por corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal.

Desconhece-se o período de tempo que o MP pretende que tanto o Benfica como o Vitória de Setúbal estejam afastados das competições desportivas. O Ministério Público quer afastar Luís Filipe Vieira de qualquer atividade desportiva, pelo que o ex-presidente do clube não poderá voltar a candidatar-se à presidência das águias.

Ministério Público pede ainda que o Benfica pague uma indemnização de 900 mil euros por lucros ilícitos; já o Vitória de Setúbal terá de pagar mais de um milhão de euros pelo mesma razão.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.