Sábado – Pense por si

MP pede afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails

Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves foram acusados no caso. Rui Costa não foi criminalmente responsabilizado.

O Ministério Público (MP) pede o afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails e pede que o atual presidente do Benfica, Rui Costa, testemunhe contra a Benfica SAD.

Estádio da Luz
Estádio da Luz

O MP deduziu a acusação do processo dos emails contra Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico das águias, e antigos dirigentes do Vitória de Setúbal, por corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal.

Desconhece-se o período de tempo que o MP pretende que tanto o Benfica como o Vitória de Setúbal estejam afastados das competições desportivas. O Ministério Público quer afastar Luís Filipe Vieira de qualquer atividade desportiva, pelo que o ex-presidente do clube não poderá voltar a candidatar-se à presidência das águias.

Ministério Público pede ainda que o Benfica pague uma indemnização de 900 mil euros por lucros ilícitos; já o Vitória de Setúbal terá de pagar mais de um milhão de euros pelo mesma razão.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.