Sábado – Pense por si

Jogos Europeus: Fernando Pimenta vence e qualifica-se para a final de K1 1.000

25 de junho de 2019 às 09:37
As mais lidas

Campeão do mundo em título nesta distância, o canoísta liderou de principio ao fim a eliminatória que o coloca diretamente na final, que se realiza esta quarta-feira.

O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje diretamente para a final de K1 1.000 dos II Jogos Europeus, ao vencer a sua eliminatória que tinha outros dois candidatos ao triunfo em Minsk.

O campeão do mundo em título nesta distância, bem como nos 5.000, liderou de principio ao fim e concluiu a prova em 3.30,588 minutos, mais rápido do que o 'anfitrião' Aleh Yurenia, que chegou a 1,003 segundos, e que o dinamarquês René Poulsen, a 1,920.

A final, na qual é provável reencontrar estes dois rivais, disputa-se quarta-feira às 10:00, hora de Lisboa.

Quinta-feira, Fernando Pimenta tem a final direta do K1 5.000.

Ainda hoje, competem na canoagem o K2 Joana Vasconcelos/Teresa Portela, a C2 1.000 Bruno Afonso/Marco Apura, o K1 500 Sara Sotero, e os K4 500 David Varela/Emanuel Silva/João Ribeiro/Messias Baptista e Joana Vasconcelos/Teresa Portela/Francisca Laia/Francisca Carvalho.

Em Minsk2019, Portugal, que em Baku2015 obteve dez pódios, tem neste momento seis medalhas: o ouro de Carlos Nascimento nos 100 metros, as pratas das ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia em combinado e no exercício dinâmico, além do bronze na prova de equilíbrio.

Conquistaram igualmente a medalha de bronze a judoca Telma Monteiro e a estafeta mista 4x400 metros, de Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.