O Sporting vai defrontar o Cova da Piedade nos quartos-de final da Taça de Portugal. Jesus está confiante, mas o adversário acredita que pode fazer uma surpresa também.
O treinador do Sporting, Jorge Jesus, admitiu que o Cova da Piedade pode sonhar em eliminar o Sporting da Taça de Portugal, esta quarta-feira às 20h30, mas frisou que os "leões" farão de tudo para chegar ao Jamor.
"Tem uma motivação especial jogar contra o Sporting, uma equipa que jogue contra o Sporting tem que ter essa motivação. Podem sonhar em poder eliminar o Sporting. É o único desporto colectivo em que uma equipa mais fraca, em termos individuais, pode ganhar. Só acontece no futebol, por vários factores", começou por dizer, em conferência de imprensa.
Contudo, o técnico "leonino" reconheceu que o desafio vai ser "difícil e tem consciência das dificuldades que irão aparecer", deixando uma promessa: "a responsabilidade é a mesma. Queremos passar esta eliminatória e vamos fazer de tudo para o conseguir".
O jogo dos quartos-de-final da prova rainha diante do clube da II Liga foi mudado para o Estádio do Bonfim, em Setúbal, uma decisão acertada para Jorge Jesus, apesar de lamentar que o campo de Almada não tenha as condições exigidas.
"O Cova da Piedade é especial para mim, acarinhou-me e foi aí que comecei a dar os primeiros passos como sénior. Será um clube que nunca esquecerei. Gostava que o jogo pudesse ser no Cova da Piedade, mas era difícil do ponta de vista logístico, pela iluminação e é um campo que leva 2.000 pessoas. Isso ia trazer confusão, porque os adeptos querem assistir ao jogo e assistiam onde? Foi bem mudado na minha opinião", explicou.
Em relação a uma das três aquisições para a segunda metade da época, Jesus sublinhou que o médio Wendel contratado ao Fluminense, do Brasil ainda vai demorar muito a entrar na equipa. "O Wendel claro que não pode jogar, não tem condições burocráticas para jogar e desportivas muito menos, pelos menos comigo. Para mim é fundamental conhecer as ideias da equipa, é muito novo. Os jogadores brasileiros são muito evoluídos tecnicamente, tacticamente têm muito que aprender. Com 20 anos ainda vai ter muitas dificuldades para apanhar o comboio", esclareceu.
Por fim, o técnico comentou o rendimento de outro atleta seu, o italiano Cristiano Piccini, mas por estar associado ao interesse de vários clubes europeus. "É um jogador que tem conquistado o seu espaço, transmitindo confiança total. Tem muita qualidade e está passar isso no jogo. Tem algumas equipas de grande qualidade da Europa interessadas, principalmente de Itália. Não há muitos jogadores com as características dele", concluiu.
Cova da Piedade acredita
Do lado adversário, o treinador do Cova da Piedade acreditar que a sua equipa pode surpreender e deixar os "leões" fora da competição. "Sabemos que do outro lado está uma grande equipa, mas vamos procurar fazer uma gracinha contra o Sporting. Temos estado a praticar um bom futebol e os jogadores estão preparados e motivados", sublinhou Bruno Ribeiro, em conferência de Imprensa realizada no Estádio José Martins Vieira.
Jesus quer vencer equipa "especial" para chegar ao Jamor
O técnico do Cova da Piedade foi ambicioso a traçar a meta da equipa almadense na Taça de Portugal. "Vamos enfrentar uma equipa que ainda não perdeu internamente, mas o nosso objectivo é passar às meias-finais", reforçou o técnico da formação almadense.
Bruno Ribeiro assumiu que toda a gente no clube - técnicos, jogadores, dirigentes e associados - preferia que o jogo se realizasse no Estádio José Martins Vieira, na Cova da Piedade, mas tal não foi possível devido à necessidade de fazer as obras obrigatórias para o recinto cumprir com o que está estipulado nos regulamentos federativos.
"Todos queríamos jogar aqui, mas houve coisas a que não conseguimos dar a volta. A festa da Taça é isto mesmo. Estamos preparados e motivados", insistiu Bruno Ribeiro, o qual, como jogador do Vitória de Setúbal, já defrontou o Sporting na Taça de Portugal e ajudou a equipa sadina a arrebatar um troféu na Taça.
O ex-futebolista frisou a importância do jogo, num duelo em que gostaria de fazer história, mas tirou pressão aos seus jogadores. "Queremos sempre fazer história e ganhar. Chegar às meias-finais seria muito importante para o clube. Os jogadores têm de pôr na cabeça que é possível ganhar. O Cova da Piedade não tem nada a perder. E os jogadores têm é de se divertir", adiantou o timoneiro do Cova da Piedade.
O experiente lateral-esquerdo Evaldo, que já representou o Sporting, adoptou um discurso otimista. "Esperamos chegar ao final do jogo muito contentes. Como se anula um adversário como o Sporting? Dando sempre o máximo dentro do campo", destacou.
Evaldo, que chegou a ser treinado por Jorge Jesus quando representou o Sporting de Braga, não se escusou a traçar o perfil do técnico leonino. "Do Jesus guardo muito boas recordações. Exige sempre muito das suas equipas e dos seus jogadores", concluiu o lateral-esquerdo piedense.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.