Sábado – Pense por si

A Suécia continua a recusar o VAR – “tira emoção ao futebol”

Tiago Carrasco 30 de abril de 2025 às 23:00

O videoárbitro conquistou todas as ligas europeias? Todas não, que os suecos resistem a uma tecnologia que veio “acabar com a alegria e a paixão” e “torna tudo mais aborrecido”. Em Portugal, seria possível voltar atrás?

O campeonato sueco de 2023 só se decidiu na última jornada. A 12 de novembro, o país parou: o Malmö, segundo classificado, recebeu o líder Elfsborg, e só a vitória lhes servia para arrebatar o título. A partida foi polémica. Ainda com 0-0 no marcador, um avançado do Elfsborg foi puxado na área adversária, mas o árbitro Glenn Nyberg nada assinalou. Aos 54 minutos, decidiu de forma diferente: marcou penálti para o Malmö, numa jogada em que o defesa do Elfsborg tocou no pé do adversário, mas também na bola.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.