Secções
Entrar

Veja aqui o último testamento de Pinto da Costa

Ana Taborda 02 de abril de 2025 às 16:20

Quadros de pintores portugueses famosos, o recheio da casa, condecorações e distinções honoríficas - quem fica com o quê no polémico documento onde deixa um pedido: “Que aqueles que o amam possam viver em harmonia”.

No dia 9 de dezembro de 2024, uma notária do Porto dirigiu-se à casa de Jorge Nuno Pinto da Costa, na mesma cidade, para redigir aquele que seria o último testamento do histórico líder do FC Porto, que viria a morrer a 15 de fevereiro deste ano. No documento, a que a SÁBADO teve acesso e que pode ver aqui, Pinto da Costa revoga o testamento anterior, celebrado a 29 de outubro do mesmo ano. Na sala estavam, além do dirigente desportivo e da notária, um advogado e uma solicitadora, ambos testemunhas do destino que decidiu dar ao seu património.

JOSE COELHO/LUSA

A mulher, Cláudia Pinto da Costa, é a primeira na lista de legados. "Lega a sua mulher, Cláudia Cristina Esteves Campo Pinto da Costa, os seguintes quadros de pintura", lê-se no documento que lista, em seguida, seis obras de arte. O primeiro é uma natureza morta de Henrique Medina, um dos maiores retratistas portugueses, que pintou os retratos de cinco presidentes da República - o último dos quais Américo Thomaz - mas também do ditador italiano Mussolini. Em junho de 2024, um quadro seu (o retrato da mulher do ex-presidente da República Costa Gomes) foi vendido por 22 mil euros.

Além do retrato de Henrique Medina, à quinta e última mulher de Pinto da Costa são legados os seguintes quadros: O Canto, de autor desconhecido; Paisagem marítima, de Artur Loureiro, outro pintor português com obras em vários museus; Camélias, de Maria Eugénia; Retrato do casal e Retrato de Pinto da Costa com o seu cão Dragão, ambos do pintor António Bessa - o desconhecido artista portuense que se tornou famoso depois de pintar um retrato de Marcelo Rebelo de Sousa. A obra, inspirada em duas fotografias do Presidente, acabou por ser escolhida por Marcelo para ser o seu retrato oficial.

Cláudia Pinto da Costa recebe, também, todo o recheio da casa onde vivia com Pinto da Costa, com duas excepções: os retratos dos filhos do líder desportivo, "que serão para cada um deles - e os livros ali existentes, que serão por eles a dividir igualmente", deixou escrito Pinto da Costa.

Também os filhos Alexandre e Joana recebem obras de pintores portugueses. Ao primeiro é legado o retrato da mãe, Maria Elisa, também da autoria de António Bessa; Marinha, de João Vaz, que pintou e decorou os Passos Perdidos da Assembleia da República, e tem o seu nome em vários teatros e hotéis nacionais, nomeadamente nos frescos da sala de jantar do Palácio Hotel do Bussaco, com passagens dos Lusíadas; e Casa Rural, do político e diplomata João Chagas. No caso de Joana Pinto da Costa, são-lhe destinados os quadros Moinhos (de Aurélia de Sousa) e Natureza Morta, com aquário e peixe dourado (de Carlos Reis).

Já o neto Nuno Alexandre, filho de Alexandre Pinto da Costa, recebeu "as suas [do avô] condecorações e distinções honoríficas, assim como o móvel em que se encontram guardadas." 

1 de 2

Tal como o Correio da Manhã já tinha avançado, Pinto da Costa deixa toda a sua quota disponível - a parte da herança de que pode dispor livremente - à mulher e à filha, excluindo o filho Alexandre desta parte do património. A quota é distribuída pelas duas "na proporção de metade para cada uma". No testamento não há, tal como o Correio da Manhã também já tinha escrito, qualquer referência a património ou a contas bancárias.

Pinto da Costa termina o testamento com um desejo que, a julgar pelo processo que o filho interpôs à sua viúva, não parece fácil de realizar. "Que aqueles que o amam possam viver em harmonia, respeitando-se e apoiando-se mutuamente, como sempre procurou que acontecesse."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela