Secções
Entrar

O FC Porto até já ganhou 13-0 em casa. Mas em Braga teve sempre dificuldades

Carlos Torres 07 de fevereiro de 2021 às 18:33

Dupla jornada para o FC Porto no Minho, que este domingo enfrenta o Sp. Braga para o campeonato e na próxima quarta-feira para a Taça de Portugal. Dois jogos de capital importância num campo que costuma trazer problemas aos dragões.

Sérgio Conceição diz que o jogo desta noite, em Braga, vale seis pontos, fazendo contas (em caso de vitória) aos três ganhos pelo FC Porto e aos três perdidos pelo seu adversário, mas a verdade é que este jogo pode mesmo valer um campeonato.

Se não, vejamos: em caso de derrota do FC Porto e vitória do Sporting na segunda-feira, em Barcelos, os dragões podem ficar a nove pontos dos leões, cada vez mais confortáveis na liderança e que cada vez mais fazem deste campeonato um passeio.

Uma vitória dos minhotos terá outro efeito: transformar a luta pelo segundo lugar (que permite o acesso direto à Liga dos Campeões e um cheque de 40 milhões de euros) numa equilibrada disputa a três, pois em caso de triunfo o Sp. Braga apanha os dragões e o Benfica (se vencer o Famalicão) ficará no 4º lugar a apenas dois pontos.

Olhando para a história, o FC Porto ainda tem mais sucessos do que desaires em Braga. Desde a estreia no Minho, a 24 de maio de 1936, para o Campeonato de Portugal (prova que antecedeu a Taça de Portugal), com uma vitória por 4-2, os dragões já ali jogaram 72 vezes, somando 38 vitórias, 18 empates e 16 derrotas. Se formos ver apenas o campeonato da I Divisão, são 32 vitórias, 14 empates e 15 derrotas.

Mas nos últimos anos as coisas têm-se invertido. Nos últimos oito jogos para o campeonato, na Pedreira, o FC Porto tem quatro vitórias, o Sp. Braga três e há ainda um empate (houve ainda mais dois empates, em jogos da Taça da Liga e da Taça de Portugal).

Os minhotos tornaram-se ainda um adversário incómodo nos jogos decisivos, pois venceram as três últimas finais disputadas com os dragões, duas na Taça da Liga (ambas por 1-0, em 2012/13 e 2019/20), e uma na Taça de Portugal (vitória nos penáltis em 2015/16, após 2-2 nos 90 minutos e prolongamento). 

Sinais do crescimento do Sp. Braga, que nos últimos 10 anos venceu esses três troféus (todos à custa do vizinho do Porto), e ainda foi a uma final europeia (perdeu a Liga Europa precisamente para o FC Porto, em 2010/11, com um golo de Falcao), além de ter conseguido ficar no 2º lugar no campeonato, a melhor classificação de sempre, em 2009/10.

Nos primeiros cinco jogos entre ambos os clubes, o FC Porto até venceu sempre, desde a estreia, em 1926, numa partida do Campeonato de Portugal (prova que antecedeu a Taça de Portugal). Logo nesse ano, 3-0 no Porto, seguindo-se, ainda na Invicta, as duas maiores goleadas dos portistas, primeiro por 13-0 (em 1929, com 8 golos de Valdemar), e depois por 11-0 (1936), com hat-tricks de Pinga e António Santos.

Já em Braga, a maior vitória do FC Porto aconteceu em 1955/56 (1-5), havendo ainda um triunfo por 4-1 e dois por 4-0, o último deles com José Mourinho (2001/02), que dois anos antes ali venceu por 3-0. Já o Braga, goleou o FC Porto por 6-0 (em 1949/50), numa partida da 9ª jornada em que Mário fez um hat-trick e Fonseca (Sp. Braga) foi expulso aos 55 minutos. Depois desse score gordo, houve quatro vitórias por 3-1 para os bracarenses, a última em 2015/16.

O Sp. Braga estreou-se no campeonato da I Divisão em 1947/48. O FC Porto venceria os dois jogos, 2-1 em casa e 3-0 no Minho, mas nos dez anos seguintes as coisas penderam mais para os arsenalistas, que somaram cinco vitórias, contra quatro do FC Porto (houve ainda um empate).

Um sinal de que o FC Porto sempre enfrentou dificuldades no Minho explica-se pelo facto de os dragões nunca terem conseguido ganhar mais do que quatro jogos seguidos em Braga (aconteceu uma vez, entre 1948/49 e 1951/52, com três triunfos no campeonato e um na Taça de Portugal). Aliás, a última vez que os dragões ganharam duas vezes seguidas em Braga foi em 2013/14 e 2014/15. Por todo este historial, adivinham-se dificuldades para os portistas nestes próximos dois jogos.

Facto curioso: em 14 eliminatórias da Taça de Portugal, o FC Porto só por uma vez foi afastado pelos arsenalistas. Aconteceu em 2001/02, com uma derrota por 2-1 nas Antas, com golos de Castanheira e Idalécio, numa partida em que Quim foi decisivo ao defender um penálti com 0-0. Esta derrota iria ter grandes repercussões nos portistas, pois o treinador Octávio Machado foi despedido, entrando para o seu lugar... José Mourinho.
  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela