Secções
Entrar

O clássico com o Benfica, o reencontro com Mourinho e... Varandas: o que disse Villas-Boas

Record 13 de janeiro de 2026 às 12:31

Presidente do FC Porto falou aos jornalistas à margem da cerimónia dos 120 anos da Livraria Lello, na Invicta

André Villas-Boas esteve esta terça-feira na Livraria Lello, no Porto, para a cerimónia dos 120 anos daquele espaço. Aos jornalistas, o presidente do FC Porto voltou a deixar críticas às declarações de Frederico Varandas, fez uma mini-antevisão ao clássico com o Benfica e falou sobre a renovação de Francesco Farioli.
O clássico com o Benfica, o reencontro com Mourinho e... Varandas: o que disse Villas-Boas
"Em primeiro lugar estou muito satisfeito com a renovação do treinador do FC Porto, Francesco Farioli. [Foi] A retribuição por parte do FC Porto do seu bom trabalho até agora. Evidentemente, todos ambicionamos títulos e é isso que desejamos, mas o trabalho até agora tem sido notável. Foi por isso que quisemos transmitir esse voto de confiança e prolongar o tempo do seu vínculo. Esperamos que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto", começou por referir. Clássico com o Benfica: "Que seja um jogo bem jogado, bem disputado entre duas grandes equipas de Portugal. E que eleve todo o contexto do futebol português para o lugar onde merece estar". É sempre um jogo especial... "Um jogo de cariz especial, histórico entre duas grandes equipas e dois grandes rivais que disputam títulos de campeão nacional em Portugal, que em número maior também têm o maior número de títulos conquistados no futebol nacional. Que seja um grande jogo e um grande espetáculo". Mourinho: "Deixou uma história ímpar no FC Porto, respeitada por todos os adeptos. Elevou o FC Porto como o clube português com mais títulos nacionais e será sempre recordado. É o treinador do nosso maior rival, do rival histórico, do Benfica, e vai competir como treinador do Sport Lisboa e Benfica. Nós iremos competir com toda a força pelo FC Porto". Ficou satisfeito pelo processo instaurado a Frederico Varandas? "O FC Porto aguardou um tempo para ver a reação das instâncias disciplinares relativamente às declarações, que são ofensivas para o bom nome do FC Porto, da credibilidade do futebol português e também atentam contra a arbitragem ao longo de décadas. Fizemos um compasso de espera, aguardando o movimento natural das instâncias disciplinares, e constatámos que nada se passou. Foi nosso entendimento escrever à APAF, à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga para condenar as declarações, tanto que elas atentam contra o bom nome do presidente da FPF, árbitro nessa altura. E é grave também nesse contexto. Isto deveria ter sido suficiente para a APAF se ter movimentado, mas decidiram não se movimentar. Para nós foi surpreendente que não fosse instaurado um processo relativamente a essas declarações que atentam contra o futebol português, árbitros durante décadas e contra o presidente mais titulado do futebol mundial, Jorge Nuno Pinto da Costa. A partir desse princípio, entendemos fazer uma participação. E foi do nosso agrado ver que o Conselho de Disciplina se moveu".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima