Secções
Entrar

A novela Rúben Amorim vs. Manchester United: O que aconteceu nos bastidores antes da sua demissão

Gabriela Ângelo 05 de janeiro de 2026 às 15:41

A principal razão por detrás da saída de Amorim foi o descontentamento com o desempenho da equipa ao comando do português contratado ao Sporting em novembro de 2024 por 10 milhões de euros.

O Manchester United oficializou esta segunda-feira a demissão de Rúben Amorim do comando técnico da equipa inglesa. Segundo o jornal britânico , terá sido após uma reunião "acalorada" depois do empate com os Wolves entre o treinador e o Diretor para o Futebol do clube, Jason Wilcox, que a decisão foi tomada. 
Rúben Amorim antes da sua saída do clube em 2024 AP
O clube já confirmou que a principal razão por detrás da saída de Amorim foi o descontentamento com o desempenho desportivo da equipa, que gastou 250 milhões de euros no mercado de transferência ao longo dos últimos 14 meses que esteve sob o comando do português contratado ao Sporting em novembro de 2024 por 10 milhões de euros. 

A reunião

Uma reunião convocada esta sexta-feira por Wilcox para discutir o empate 1-1 a 30 de dezembro contra o Wolverhampton (Wolves), que está atualmente em último lugar na liga inglesa e arrisca-se a ser despromovido, foi o ponto de viragem para Amorim. Fontes próximas da equipa relatam ao que o treinador não reagiu bem às observações do diretor e “simplesmente explodiu”. Durante o encontro, Wilcox expressou a sua desilusão com o facto de Amorim ter feito alterações na equipa que não considerou serem dignas do clube. Disse mesmo que o United não deveria precisar de se “igualar” a uma equipa com uma colocação tão má na tabela.  Segundo dados do The Times, a taxa de vitórias de Amorim em comparação com todos os treinadores da história do clube é de 38,1%. Em 63 jogos, o técnico contou com 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas. Já o outro português da lista, José Mourinho tem uma taxa de vitórias de 58,3%, sendo ultrapassado apenas por Sir Alex Ferguson com 59,7%. Rúben Amorim teve ainda a segunda menor média de golos por jogo do que qualquer outro treinador dos Red Devils, e a pior média de golos sofridos por jogo e de jogos sem sofrer golos. 

A conferência de imprensa

A reunião com Jason Wilcox aconteceu antes da conferência de imprensa “explosiva” após o empate 1-1 com o Leeds onde Amorim apontou para tensões entre ele e os diretores em relação à janela de transferências de janeiro. “Malta, parem com isto, já reparei que recebem informações seletivas sobre tudo. Vim para aqui para ser o manager do Manchester United, não para ser o treinador, e isso é claro”, afirmou, deixando claro o seu papel no clube. “Sei que o meu nome não é Tuchel, não é Conte, não é Mourinho, mas sou o manager do Manchester United”, acrescentou. 
Ao longo da conferência, num tom mais exaltado, Amorim repetiu várias vezes a ideia de que era manager dos Red Devils e não treinador. “Só quero dizer que sou o manager, fui muito claro quanto a isso e isto vai durar 18 meses e depois todos seguirão em frente, assim será durante 18 meses, ou até a direção decidir mudar”, disse, lançando farpas também a um dos seus críticos: Gary Neville, comentador e antigo jogador de futebol pelo Manchester United, e desafiou outros dirigentes do clube a “fazerem o seu trabalho”. “Se as pessoas não conseguem lidar com Gary Neville e com as críticas a tudo, precisamos de mudar o clube, todos os departamentos, o departamento de scouting, o diretor desportivo, precisam de fazer o seu trabalho, vou fazer o meu durante 18 meses e depois seguiremos em frente”, concluiu.  Já na época passada, a posição de Amorim enquanto treinador foi colocada em causa depois do United ter ficado no 15º lugar da liga inglesa e não se ter conseguido classificar para a Liga dos Campeões. Neste momento a equipa encontra-se em sexto lugar na Premier League e com uma diferença de três pontos de Liverpool, em quarto lugar. Daqui em diante, os dirigentes do Red Devils pretendem nomear um treinador interino para assumir o comando até ao final da temporada, contudo é Darren Fletcher, treinador da equipa sub-18, que vai ficar encarregue da equipa para a partida de quarta-feira contra o Burnley. 
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela