Secções
Entrar

Beijo de presidente da federação a jogadora foi "inaceitável" e "constrangedor"

Márcia Sobral 22 de agosto de 2023 às 20:28

Pedro Sanchéz diz que ato de Luís Rubiales é a prova de que Espanha "tem um longo caminho a percorrer a nível de igualdade e respeito". Líder do PP classificou o momento como "constrangedor" e dirigente do Sumar fala em "assédio e agressão".

A seleção feminina espanhola ganhou este domingo, pela primeira vez, o título de campeã do mundo de futebol, mas continua a ser obeijo de Luis Rubiales a Jenni Hermosoque dá que falar.

REUTERS/Juan Medina

Desta vez foi Pedro Sánchez que se pronunciou sobre o momento dizendo que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (REEF) devia um esclarecimento ao país. De acordo com oEl País, o ainda líder do governo de Espanha considerou o gesto "inaceitável" e o pedido de desculpas "insuficiente".

"As jogadoras fizeram de tudo para ganhar. Mas houve alguns comportamentos, como os do senhor Rubiales, que mostram que o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer a nível de igualdade e respeito, bem como nos direitos entre homens e mulheres", disse em conferência de imprensa.

Também a porta-voz do PP, Cuca Gamarra, classificou o momento como "constrangedor" e recordou que todos os dirigentes institucionais "têm o dever de ser exemplares". Já Yolanda Díaz, do Sumar, foi mais longe e pediu a demissão imediata do homem que diz ter "assediado e agredido uma mulher".

O presidente da REEF comentou o incidente ainda na Austrália, depois da vitória, onde disse que ia "ignorar os idiotas e estúpidos" que estavam a condenar um "momento de celebração de dois amigos".

Horas mais tarde, durante uma escala em Doha, no Dubai, Rubiales viu-se pressionado a gravar um vídeo depois de perceber que em Espanha vários exigiam a sua demissão. No mesmo pediu desculpas pelo ato, reconheceu que o momento "manchou a comemoração" da seleção feminina mas tentou explicar-se dizendo que quem assistiu ao vivo não reconheceu qualquer problema, ao contrário daqueles que o viram na imprensa.

Já a jogadora Jennifer Hermoso apenas comentou o caso pouco tempo depois da vitória, dizendo não ter gostado do beijo e, em declaração aos jornalistas, lançou a questão "mas o que podia eu fazer?".

Além do beijo, o profissionalismo de Luis Rubiales está a ser questionado depois de terem vindo a público vídeos onde o presidente é visto no camarote, ao lado da rainha Letizia e da infanta Sofia, e celebra a vitória apalpando os seus próprios genitais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela