Secções
Entrar

Afinal o que se sabe sobre a seita do Reino do Pineal?

Débora Calheiros Lourenço 22 de julho de 2023 às 13:13

Além da morte da criança de 14 meses dentro do Reino, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já tinha reportado situações que levaram à abertura de outro inquérito. Em causa estavam construções ilegais, festas, tráfico de drogas e eventuais burlas com os donativos de membros da comunidade.

O Reino do Pineal, que se afirma como soberano e independente, tem entre 40 e 100 membros que vivem num terreno em Oliveira do Hospital sem qualquer tipo de acesso a cuidados de saúde nem a escolas.

DR

Viver nesta comunidade, onde a maioria são estrangeiros, pode custar até 30 mil euros. Os terrenos onde a seita vive pertencem ao internacional dinamarquês Pione Sisto, "patrono fundador" do Reino.

O que é o Reino do Pineal?

Descrevem-se como uma nação autónoma e soberana de homens e mulheres que vivem em confiança segundo a autoridade da lei universal e natural. Tem "como objetivo restaurar, proteger e preservar os modos de vida orgânicos, naturais, espirituais, culturais e indígenas".

Em 2019, juntamente com os 40 membros fundadores, estabeleceram uma eco-comunidade através da Fundação Pineal que tem bandeira, hino e passaporte próprio, documento que está à venda por 30 euros.

Os cerca de cem membros residem numa quinta de 4,7 hectares, em Seixo da Beira, Oliveira do Hospital.

Quem comanda o Reino do Pineal?

Martin Junior Kenny, nascido e criado no Zimbabué, emigrou para o Reino Unido aos 20 anos onde estudou e trabalhou como chefe de equipa. Aos 36 anos decidiu que se queria chamar Água Akbal Pinheiro e atualmente é o líder fundador do Reino do Pineal.

No site do Reino do Pineal é referido que vivia uma vida normal quando "teve uma experiência espiritual profunda" que classificou como um "despertar espiritual". A partir daí "mudou o seu estilo de vida dedicando-se à investigação do conhecimento ocultista e esotérico, bem como à adoção de várias práticas espirituais".

Água Akbal Pinheiro é ainda descrito como "um filósofo espiritual, investigador esotérico e influenciador social".

No YouTube é possível encontrar vídeos do líder do Reino do Pineal a defender inúmeras teorias da conspiração. Por exemplo, em 2018, colocou em dúvida a chegada do Homem à Lua e defendeu a crença de que o Sol gira à volta da Terra.

Foi precisamente através da internet que foi acumulando seguidores até que em 2019 deixou o Reino Unido, com a sua mulher e dois filhos, para imigrar para Portugal e "estabelecer uma eco-comunidade com uma escola de mistérios espirituais".

O que diz Piones Sisto sobre o Reino de Pineal?

O internacional dinamarquês do Mitylland é dono do terreno onde se encontra a seita do Reino do Pineal. Após o início da atual polémica já defendeu que que a organização vive de "forma legal".

Através do Instagram defendeu: "Tenho recebido muitas mensagens sobre a minha relação com a Fundação do Pineal em Portugal. Deixem-me esclarecer. Eu sou um atleta, empreendedor e filantropo. Antes de tudo isso sou um homem espiritual que acredita no bem maior. Vivo a minha vida com o intuito de continuar a crescer e evoluir o mundo da forma que conseguir".

Assim sendo o Reino do Pineal "é um dos muitos projetos ecológicos espirituais, culturais e ambientais" ao qual dedica o seu "tempo e energia". O jogador admite sentir-se "inspirado pela sua filosofia, pelos seus ideais, princípios e forma de viver a vida".

Pione Sisto refere ainda que "o mundo precisa de mais organizações que coloquem a natureza e o ambiente antes dos lucros".

O direito à autodeterminação justifica a falta de cuidados médicos e de acesso à educação?

Um bebé de 14 meses, que não teve acesso a cuidados de saúde,morreu dentro da comunidade. Esta é uma área que levanta questões sobre os direitos que a comunidade pode ter à luz da Constituição Portuguesa, que prevê o "acesso à educação e à saúde", o que pode colidir com a questão da autodeterminação.

A Polícia Judiciária já está a investigar o caso, que terá terminado com a cremação do bebé de 14 meses.

Atualmente vivem na comunidade três bebés já nascidos no Pineal com recurso a doulas. Um deles, de apenas sete meses, nunca foi sequer vacinado e os avós já pediram que a criança seja retirada à mãe para que possa ficar à sua guarda.

As crianças que vivem nesta seita também não frequentam a escola uma vez que os pais discordam do ensino da ciência e da educação sexual. Os menores aprendem através os ensinamentos transmitidos na comunidade, além das crenças nas teorias da conspiração que afastam a comunidade da ciência, a educação sexual é outra questão que afasta as crianças da escolaridade obrigatória.

Que crimes estão a ser investigados?

Além da morte da criança de 14 meses dentro do Reino, em fevereiro de 2022 a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já tinha reportado situações que levaram à abertura de outro inquérito. Em causa estavam construções ilegais, festas, tráfico de drogas e eventuais burlas com os donativos de membros da comunidade.

Existe ainda um inquérito aberto pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Ana Sofia, uma das únicas portuguesas a viver no Pineal

Numaentrevista ao Correio da Manhã,Ana Sofia, que viveu no Reino de Pineal durante nove meses, partilhou que foi alvo de manipulações e jogos psicológicos.

Obrigada a não estabelecer contacto com a família, foi ainda informada que todos os habitantes deveriam queimar o seu passaporte e esperar que "fosse emitido um documento do Reino do Pineal, feito com sangue e cabelo num ritual espiritual, em que era atribuído um novo nome para que se desvinculassem cada vez mais da vida no exterior".

"Eles convenciam as pessoas a largarem os seus trabalhos online e a investir todo o dinheiro no espaço, para construir o paraíso na terra".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela