Funcionalidade exclusiva para assinantes SÁBADO.
Assine agora
e desfrute de toda a experiência SÁBADO
Enviar o artigo: EM 10 ANOS O LIDL JÁ AJUDOU A EXPORTAR 192 MIL TONELADAS DE FRUTAS E LEGUMES NACIONAIS. SÓ EM 2024, CHEGARAM ÀS LOJAS LIDL DA EUROPA 31 MIL TONELADAS.
Enviar o artigo: EM 10 ANOS O LIDL JÁ AJUDOU A EXPORTAR 192 MIL TONELADAS DE FRUTAS E LEGUMES NACIONAIS. SÓ EM 2024, CHEGARAM ÀS LOJAS LIDL DA EUROPA 31 MIL TONELADAS.
Há quase 30 anos em Portugal, o Lidl estabelece relações duradouras e de grande proximidade com os fornecedores portugueses. Desde 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh trabalham em conjunto para promover a portugalidade além-fronteiras tendo, ao longo destes 10 anos, exportado uma variedade superior a 30 artigos nacionais, espelhando a qualidade da produção nacional na categoria de frutas e legumes.
O Lidl Portugal apresentou hoje os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica, a maior feira de Frutas e Legumes do mundo que está a decorrer em Berlim, promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta teve como objetivo observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das Frutas e Legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024. Esta visita contou com a presença do Ministro Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, do Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.
Através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de Frutas e Legumes nacionais de 2014 para 2024. É ainda de destacar o ano de 2024 como aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 8 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.
Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo.
Destacam-se igualmente a Laranja, como Citrino do Algarve IGP, com cerca de 6 mil toneladas exportadas e a Couve Coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.
Ainda com ótimos resultados assinalam-se as categorias de Frutos Vermelhos – Amoras, Framboesas e Mirtilos – com 2,5 mil toneladas e de Frutas de Caroço – Ameixas, Nectarinas, Paraguaios e Pêssegos – com 2 mil toneladas exportadas. Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de Frutas e Legumes exportados integra ainda artigos como a Castanha, a Maçã, o Tomate, o Melão e a Melancia.
O novo ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação do Kiwi para a Alemanha.
Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados, o Lidl Portugal tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença. De assinalar que os contratos assinados com os mercados de destino têm como vantagem os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede.
"Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional", afirma Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.
Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh sublinha: "Parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações".
Tendo a Proteção do Planeta como um dos seus pilares, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa ‘Mais Lidl’, garante que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.
EM 10 ANOS O LIDL JÁ AJUDOU A EXPORTAR 192 MIL TONELADAS DE FRUTAS E LEGUMES NACIONAIS. SÓ EM 2024, CHEGARAM ÀS LOJAS LIDL DA EUROPA 31 MIL TONELADAS.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.