Esta experiência chegou a 12 escolas e 14 associações, envolvendo mais de 200 seniores e cerca de 2.000 crianças.
Lisboa, 21 de outubro de 2024: O Cinema Insuflável Gebalis regressou aos bairros municipais de Lisboa durante o mês de outubro. A Gebalis, em parceria com a Associação Cultural Figura Nacional, promoveu sessões de cinema, cada uma selecionada especificamente para abordar questões sociais e problemáticas pertinentes a cada comunidade.
As sessões de cinema, destinadas a crianças do pré-escolar e 1.º ciclo e a seniores, foram dinamizadas em cenários diferentes, conforme o público-alvo. No total, esta experiência chegou a 12 escolas e 14 associações, envolvendo mais de 200 seniores e cerca de 2.000 crianças.
Esta é uma "iniciativa inovadora que procura integrar a cultura e o entretenimento de uma forma única", explica Mikaella Andrade, da Direção de Intervenção Local da Gebalis. "Com recurso aos filmes ou vídeos transmitidos, esta ação permitiu alargar o leque cultural e artístico dos moradores e momentos de reflexão crítica sobre temas sociais e pessoais", acrescenta.
Foram trabalhados temas como o bullying, racismo, igualdade de género ou empatia. Para os mais novos, as sessões decorreram numa estrutura insuflável montada ao ar livre e abrangeram três momentos: cultural, de reflexão e artístico. Por outro lado, para os mais velhos, foram criados cenários de cinema nas instalações de entidades parceiras e as sessões foram divididas entre momento cultural e momento de reflexão.
O momento cultural consistiu na transmissão do filme e, no final, os participantes foram desafiados para o momento de reflexão, onde puderam partilhar opiniões, sentimentos e pensamentos sobre os temas abordados. Nas sessões para crianças, foi também elaborado um painel artístico coletivo durante o momento artístico, onde foram partilhadas as ideias, emoções e perceções da reflexão coletiva.
Esta atividade é uma ferramenta valiosa na construção de territórios mais coesos e com residentes mais capacitados para uma melhor interação entre os membros da comunidade.
As sessões começaram no dia 7 de outubro, no Bairro da Ameixoeira, e terminaram a 18 de outubro, no Bairro do Rego.
Cultura, arte e reflexão: Gebalis leva “Cinema Insuflável” a 12 bairros municipais
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.