Sábado – Pense por si

Festival gastronómico “Vamos aos Cricos” em Ílhavo

27 de março de 2024 às 15:01
As mais lidas

Autarquia aposta na promoção dos mariscos da ria e da economia local, de 29 de março a 1 de maio

A Ria de Aveiro atravessa, em várias zonas, o Município de Ílhavo, e nas suas águas salgadas e pouco profundas está o habitat perfeito para os bivalves, de qualidade ímpar.

Destas águas, chegam à mesa o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra.

O crico é, sem dúvida, o mais autêntico da Ria. Em 2022, os cricos da Ria de Aveiro representaram mais de 80% da quantidade total capturado em Portugal. Nesse mesmo ano, o choco da Ria representou 37% do total nacional, o mexilhão, 27%, e a amêijoa, 24%.

São, por isso, muitas as famílias do Município de Ílhavo que se dedicam a esta atividade artesanal, que tem passado de geração em geração. Atualmente, existem cerca de um milhar de mariscadores licenciados na Ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da Ria representaram mais de 8 milhões de euros para a economia da Ria de Aveiro em 2022 (dados do INE para a lota de Aveiro, situada no Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré).

Celebrando este património biológico e alimentar, o "Vamos aos Cricos" cumpre, assim, os objetivos de promoção da gastronomia local; estimulação dos circuitos curtos e legais da economia local; bem como o consumo destes produtos no município, em especial nos restaurantes, cafés e petisqueiras, que incluem no menu um conjunto de pratos ou petiscos com estes produtos como ingrediente principal. As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.

Como complemento às experiências gastronómicas, o festival inclui a atividade "Vamos aos cricos com quem sabe!", no dia 6 de abril, sábado, às 9h00, no Canal de Mira da Ria de Aveiro. Em pleno Canal de Mira, um dos mariscadores da Ria de Aveiro, e associado da APARA, descreve as espécies de bivalves da Ria,  explica como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e fala sobre este modo de vida tão tradicional da Ria de Aveiro e as suas gentes. A iniciativa inclui, também, uma componente de sensibilização ambiental e, principalmente, viver-se-á a "nossa" Ria! A atividade, para maiores de 12 anos, tem inscrição gratuita, bastando enviar email para turismo@cm-ilhavo.pt.

O "Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria" é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a APARA - Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro.

Restaurantes aderentes: A Praia do Tubarão; Bronze Seafood & Lounge Bar; Canastra do Fidalgo; Clube de Vela; Dom Fernando; Duna do Meio; Estrela do Mar; Marisqueira Costa Nova; Marisqueira da Barra; O Gafanhoto; Peixe na Barra; Praia do Farol; Sétimo Beach Club; Taberna Nobe e o Traineira. Cafés aderentes: Café Luz do Sol e Café Farol. Mais informação em www.visitilhavo.pt
 
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.