A estreita ligação da ECL ao tecido empresarial e social beneficiou a angariação de bens materiais e monetários
A ECL - Escola de Comércio de Lisboa em parceria com a JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados está na linha da frente no apoio e acolhimento a cerca de 100 refugiados da Ucrânia, maioritariamente mulheres e crianças, desde o passado dia 26 de março até ao período da Páscoa.
Aproveitando que os 700 alunos da Escola se encontram em Erasmus e em contexto de trabalho (Estágio nas Empresas), na ECL as salas de aula deram lugar a quartos, enfermarias, espaço de oração/meditação e nas zonas exteriores foram criados parques infantis para os mais novos.
Este movimento solidário contou com voluntários da Escola (funcionários; docentes e famílias), comunidade envolvente, empresas parceiras e inúmeros particulares que tornaram possível esta Operação.
A estreita ligação da ECL ao tecido empresarial e social beneficiou a angariação de bens materiais e monetários, em 24 horas, possibilitando a criação, com caracter de urgência, deste centro de acolhimento. Diariamente, por este Centro passam médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores de infância que tornam possível o conforto e o bem estar dos refugiados, em estreita ligação com a equipa destacada para assegurar a qualidade e o rigor do Centro, em permanência, 24 horas por dia.
A Junta de Freguesia dos Olivais e os Bombeiros da zona envolvente (Portela, Moscavide e Cabo Ruivo), têm sido cruciais no apoio logístico desta operação assumida pelo Grupo Ensinus.
Estes refugiados, já registados no ACM, seguirão o seu caminho para casa de familiares residentes de norte a sul de Portugal e, alguns, para instituições credenciadas para o efeito.
Para Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus esta iniciativa " demonstra a solidariedade intrínseca à Missão do nosso Projeto Educativo".
A Escola de Comércio de Lisboa, do Grupo Ensinus, responderá sempre de forma positiva quando o pedido for em benefício de quem mais precisa.
Escola de Comércio de Lisboa:
Criada a 16 de outubro de 1989, a Escola de Comércio de Lisboa (ECL) é detida pela Aula de Comércio – Estudos Técnicos e Profissionais, Lda., de que são sócios:
- Ensinus I – Empreendimentos Educativos, S.A.
- CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
A designação de "Aula de Comércio" remonta a Marquês de Pombal que, em 1759, verificando a inexistência de formação para comerciantes, criou a primeira escola de comércio e, simultaneamente, a primeira escola técnica do país.
Estabelecimento de ensino e formação profissional de natureza privada e de prestação de serviços conexos à comunidade, a ECL assenta na participação ativa e numa forte ligação ao universo empresarial e à comunidade em geral. A ECL pretende contribuir para a qualidade do ensino e da formação profissional, posicionando-se a nível nacional e internacional como uma instituição de excelência no setor do Comércio e Serviços.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.