Sábado – Pense por si

Uso da pílula pode levar a depressão e pensamentos suicidas

Mariana Branco
Mariana Branco 25 de janeiro de 2019 às 21:36

Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Alemanha exigiu às empresas farmacêuticas do país que as bulas do contracetivo comecem a incluir estes efeitos secundários.

Com efeitos secundários já conhecidos, como irritabilidade, maior sensação de fome, risco de tromboses, dores de cabeça e diminuição da líbido, a pílula deveria também incluir nos seus efeitos secundários a depressão. A exigência é feita pelo Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BfArM) da Alemanha, que após sugestão da Agência Europeia do Medicamento enviou uma ordem às empresas farmacêuticas do país, onde exige que as bulas do contracetivo comecem a incluir este efeito secundário. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.