Sábado – Pense por si

Universidades: já não chega só fazer uma licenciatura

Sara Capelo
Sara Capelo 01 de julho de 2018 às 08:00

É essencial dominar a tecnologia, não há profissões para a vida, trabalha-se com as empresas e podem fazer-se dois cursos em simultâneo.

Especuladores de moedas alternativas, terapeutas de desintoxicação digital, eticistas, engenheiros de circulação… A lista de novas profissões elaborada em 2014 por Thomas Frey tem mais de 160 entradas - e algumas talvez até já estejam desactualizadas. Há 15 anos imaginaria que blogger, instagramer ou youtuber seriam profissões rentáveis? Dificilmente. Então, não estranhará que estas profissões estejam no portefólio do futuro. Quando criou a lista, o futurista do DaVinci Institute assumia que cerca de 60% dos empregos da próxima década ainda não tinham sido inventados. Isso foi referido inúmeras vezes à SÁBADO por diversos especialistas. Assim como a certeza, aqui resumida pelo chanceler da Universidade Lusíada, de que hoje "ninguém se forma para ter a mesma profissão toda a vida". Eis o que podem esperar os que se preparam para um novo ciclo de ensino:

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?