Sábado – Pense por si

SIDA, disquetes e OMS: a história do primeiro ransomware de sempre

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de maio de 2021 às 08:00

O primeiro "pedido de resgate informático" foi com disquetes enviadas para 20 mil pessoas que participaram numa conferência sobre a SIDA, em 1989. A semana passada um ransomware pôs os EUA em estado de emergência.

Eddy Willems trabalhava para uma empresa de seguros na Bélgica, em 1989. Um dia recebeu do seu chefe uma disquete enviada a todos os participantes de uma a conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a SIDA, que nesse ano havia acontecido em Estocolmo, na Suécia. O chefe pediu a Willems que conferisse o que vinha escrito naquele dispositivo de armazenamento. Mal sabia o jovem informático que estava prestes a ser vítima do primeiro ransomware da história.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.