Sábado – Pense por si

Sequelas da covid-19 são mais de 200 e já têm definição oficial

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 28 de dezembro de 2021 às 12:33

A definição oficial das sequelas provocadas pela covid-19 aplica-se a quem foi diagnosticado com a infeção e cujos sintomas sejam evidentes, pelo menos, durante dois meses. Os sintomas mais comuns mencionados pelos investigadores são fadiga, dificuldade respiratória, e disfunção cognitiva.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma definição oficial para as sequelas deixadas pela covid-19. Fooram identificadas mais de 200, o que permite, a partir de agora, maior facilidade de diagnóstico, possíveis baixas por doença e para efeitos de seguro. Os sintomas mais comuns mencionados na nova definição são fadiga, dificuldade respiratória, e disfunção cognitiva. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.