Sábado – Pense por si

Risco de pandemia aumentou nos últimos 50 anos

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 19 de agosto de 2021 às 08:00

A caça, o comércio de animais selvagens e a agricultura intensiva estão a aumentar a possibilidade de transmissão de vírus dos animais para a espécie humana.

A alteração e destruição de ecossistemas criou espaço para que o risco de propagação de doenças infecciosas aumentasse nos últimos 50 anos. Por isso, para evitar uma nova pandemia, semelhante à que foi provocada pela covid-19, é necessário proteger as florestas e alterar as práticas agrícolas, como a agricultura intensiva, defendeu o grupo de trabalho cientifico internacional em prevenção de pandemias, organizado por investigadores do Instituto de Saúde Global de Harvard e da Escola de Saúde Pública T.H. Chan.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?