Sábado – Pense por si

Quando é que beber água se torna perigoso?

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 21 de agosto de 2024 às 07:00

A quantidade de água que precisa de beber vai depender do seu grau de atividade física, peso, altura, mas também das condições ambientais em que se encontra. A SÁBADO falou com as nutricionistas Rita Santos e Conceição Calhau que alertam principalmente para os perigos da desidratação.

No verão, não faltam avisos sobre a importância de se manter hidratado, mas é possível beber água a mais e, em casos extremos, morrer por isso. O jornal norte-americano The Wall Street Journal relatou o caso de um homem diagnosticado com intoxicação por água após beber 11 litros em cinco horas, o que diluiu o sódio presente no sangue. Uma intoxicação por água pode causar problemas de saúde como desorientação, náuseas, vómitos e em casos severos, convulsões ou a morte. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.