Sábado – Pense por si

E se as amêijoas retirassem fármacos das águas?

Luana Augusto
Luana Augusto 04 de agosto de 2024 às 10:00

Investigadores portugueses encontraram uma forma de criar "biofiltros" com esta espécie invasora para facilitar reutilização das águas residuais.

Há quem as coma, mas parece que as amêijoas asiáticas podem ser usadas para outra função importante: remover os fármacos das águas residuais, protegendo o meio ambiente. A conclusão é de um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.