Sábado – Pense por si

Portugal: Aceites dois tratamentos para gerar bebés que salvem irmãos

30 de maio de 2015 às 12:08
As mais lidas

Primeiras propostas chegaram em 2014. Um ano depois foi recusado um terceiro pedido

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) autorizou a realização de dois tratamentos para o nascimento de crianças compatíveis com irmãos doentes, um dos quais avançou, e recusou um terceiro pedido feito já este ano.

De acordo com o presidente do CNPMA, Eurico Reis, o objetivo da intervenção é a obtenção de uma gravidez e, logo, o nascimento de uma criança que possa ser dadora de medula para um irmão com leucemia.

Os dois primeiros pedidos que chegaram ao Conselho em 2014 foram aceites, mas só um avançou, já que o outro casal desistiu.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.