Sábado – Pense por si

Nova vacina experimental consegue protecção universal contra variante da gripe

Investigadores explicam que objectivo é desenvolver uma nova vacina que acabe "com a necessidade de vacinação anual".

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer protecção universal contra os vírus da gripe tipo A, anunciaram esta quarta-feira cientistas baseados na Universidade da Geórgia, nos EUA.

Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura que reforça os efeitos das vacinas sazonais, injectando-os com nanopartículas de proteínas que atacam uma parte específica do vírus, como divulga o boletim científico Nature Communications.

"Estamos a tentar desenvolver uma nova vacina que acaba com a necessidade de vacinação anual. Uma vacina universal para a gripe. Não seria preciso mudar o tipo de vacina todos os anos", afirmou o investigador Bao-Zhong Wang, professor no Instituto de Ciências Biomédicas.

As nanopartículas utilizadas visam uma parte da estrutura do vírus, o "caule", que todas as variantes têm, mudando entre si a parte da "cabeça".

As vacinas da gripe têm que ser actualizadas todos os anos para serem eficazes contra os vírus que se prevêem como os mais comuns durante a época da doença.

No entanto, nem sempre cumprem as expectativas ou os fabricantes apostam no tipo errado de vírus, como aconteceu em 2009, quando morreram 200 mil pessoas durante os primeiros 12 meses da vigência das vacinas.

O primeiro autor do estudo, Lei Deng, ressalvou que para testar a "protecção a longo prazo, longevidade ou imunidade induzida em humanos", a vacina experimental terá que ser sujeita a mais testes clínicos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.