A Direção-Geral da Saúde pretende proteger contra a infeção cerca de 68 mil crianças.
Mais de 30.000 crianças foram imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório no primeiro mês e meio da campanha de vacinação, anunciou hoje a DGS, considerando este resultado "um passo importante" na proteção contra formas graves da doença.
Mais de 30.000 crianças imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório em Portugal ContinentalNuno Alfarrobinha/Cofina Media
"Com este número de crianças já imunizadas aproximamo-nos do objetivo inicial de proteger contra a infeção pelo VSR [Vírus Sincicial Respiratório] cerca de 68 mil crianças elegíveis, até 31 de março de 2026", salienta a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
Desde o início da Campanha de Imunização Contra o VSR 2025/2026, em 16 de setembro de 2025, foram imunizadas mais de 30.000 crianças em Portugal Continental.
"Este resultado representa um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR, cuja época de maior circulação se prevê iniciar em breve", realça a autoridade de saúde.
A DGS recorda que a vacinação constitui a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos, contribuindo para redução do impacto desta infeção na procura por cuidados de saúde e para um inverno com mais saúde.
A campanha engloba a imunização em maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026, e nas instituições do SNS para as crianças nascidas entre 1 de junho de 2025 e 15 de setembro de 2025, e crianças com fatores de risco definidos.
A infeção por VSR ocorre, com maior incidência, nos meses de outono e inverno, altura em que circulam, simultaneamente, outros vírus respiratórios e gastrointestinais, podendo levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e em crianças com fatores de risco acrescido.
Na Campanha de Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) 2024/2025 foram imunizadas 86% das crianças elegíveis.
Mais de 30.000 crianças imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório num mês e meio
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O País precisa de uma viragem de mentalidade. De um governante que olhe para a segurança com visão estratégica, pragmatismo e coragem. Que não fale apenas de leis, mas de pessoas, de sistemas, de tecnologia e de resultados.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.