Sábado – Pense por si

Esta app serve para o afastar do telemóvel

Dina Arsénio 06 de maio de 2018 às 10:00

Chama-se Hold e quer ajudar os jovens a estudarem sem distracções. Ou como resolver o problema da tecnologia com tecnologia.

É uma espécie de Pavlov dos tempos modernos. Também há comida à mistura, mas a tecnologia é mais evoluída e não há cães. O médico russo estudou como podia criar o reflexo nos animais, o condicionamento clássico, ao associar o barulho de um sino com comida. Assim que os bichos ouviam o barulho já sabiam ao que iam. O sistema de recompensas no seu melhor. Três ex-estudantes, da Copenhagen Business School, na Dinamarca, decidiram aplicar o mesmo conceito ao vício dos telemóveis. Criaram a Hold, uma aplicação da EdTech, que incentiva os alunos a afastarem-se do telemóvel enquanto estudam, em troca de prémios. "Tive a ideia quando era estudante. Sei como é difícil concentrarmo-nos quando há a opção de enviar mensagens, entrar nas redes sociais ou jogar no telemóvel", contou à BBC Maths Mathisen, um dos criadores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.