Sábado – Pense por si

Equipa portuguesa foi a primeira a identificar genoma do vírus da varíola dos macacos

Sebastião Almeida
Sebastião Almeida 24 de maio de 2022 às 15:56

Até ao momento, contam-se mais de 150 casos confirmados fora de países em que o vírus é endémico. Em Portugal, esta segunda-feira confirmou-se um total de 37 infetados.

Após a confirmação dos primeiros casos de infeção humana, uma equipa do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge conseguiu identificar a sequência genética do vírus da varíola-dos-macacos, também conhecido como monkeypox. Esta descoberta, refere em comunicado o INSA, "poderá ser fundamental para compreender a origem do surto e as causas para a rápida disseminação da doença". Até ao momento, contam-se mais de 150 casos confirmados fora de países em que o vírus é endémico. Em Portugal, esta segunda-feira confirmou-se um total de 37 infetados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro