Sábado – Pense por si

E depois de acordar do coma?

Raquel Lito
Raquel Lito 11 de abril de 2016 às 19:38

Não, ninguém desperta subitamente em sistema de interruptor. O processo é lento, penoso e imprevisível. Sete pessoas relatam à SÁBADO a segunda vida após deixarem o estado vegetativo: umas escreveram livros, outras ficaram com lesões permanentes

É por escrito que José Maria Belo, 34 anos, consegue exprimir-se. Recorre a uma citação do dramaturgo irlandês Samuel Beckett para descrever o seu estado. "Ser um artista é falhar, como mais ninguém se atreve a falhar…Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor." Evoca a madrugada de 18 de Novembro de 2006, quando se despistou contra uma árvore ao conduzir para casa, em Colares. Eram 4h30, tinha acabado de visitar uma amiga e conhecia bem o trajecto. Provavelmente adormeceu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.